Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 24 de outubro de 2020
-->
16/02/18 | 15:34
Aluna do 9º ano de Escola Municipal recebe certificado pela medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Sarah Beatriz Ferreira, 14 anos, da Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte, recebeu, nesta sexta-feira, o certificado pela medalha de bronze na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em que alcançou a média de 7,75, pela participação no nível 3 da competição, que reúne alunos do 6º ao 9º ano.

O resultado da OBA foi divulgado em outubro do ano passado, em que participaram mais de 600 mil alunos de todo o país. O certificado foi expedido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agencia Espacial Brasileira (AEB), por meio da Comissão Nacional da OBA.

Para Sarah, a conquista da medalha representa muito mais que uma premiação. Trata-se da confirmação de que a força de vontade e dedicação aos estudos podem transformar a vida de uma pessoa. “Essa conquista vem da minha disciplina, incentivo em casa e na escola, e o desejo de seguir a carreira em Astronomia ou Geofísica. Estudo em uma escola pública, localizada em uma área vermelha, mas isso nunca foi motivo para eu desistir”.

A diretora da unidade, Cristiane Marques Rodrigues, falou sobre a conquista. “É muito importante essa medalha, porque fizemos todo na escola, para diminuir o alto índice de abandono, reajustando a parte administrativa e pedagógica da unidade”.

Heudon Viana Machado foi responsável pela preparação dos alunos com aulas de reforço aos sábados e nos tempos vagos em sala de aula. Para ele, a medalha de bronze de Sarah foi um grande.

“A Sarah foi uma grata surpresa pela medalha, porque é bastante dedicada e foi muito esforço. Os alunos estudaram as provas dos anos anteriores e passei ainda apostilas sobre astronomia. Esse momento é para ser comemorado”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054