11/09/13 | 17:30
Aluna de escola municipal de Manaus conquista ouro inédito na Luta Olímpica

Tacila Lopes da Silva, 12, aluna do 5º ano da Escola Municipal Firme na Fé, Alvorada III, zona Oeste, conquistou a medalha de ouro na Luta Olímpica nos Jogos Escolares da Juventude de Natal 2013. A estudante-atleta pratica a modalidade desde os 9 anos e já havia conquistado o título de campeã nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) deste ano. Foi a primeira medalha de ouro nacional conquistada nos Jogos Escolares pelo Amazonas. No total, Tacila soma cinco medalhas de ouro na modalidade de Luta Olímpica.

Para chegar ao pódio, Tacila da Silva teve que passar por três adversárias difíceis, mas que foram superadas pela técnica e força de vontade da amazonense. Segundo ela, suas oponentes fisicamente eram mais fortes, mas com concentração e habilidade conseguiu vencer cada uma.

“Eu estava muito nervosa. Antes de entrar no tatame o professor disse: eu sei que você consegue, que é capaz.  Cheguei à disputa e vi que a carioca era maior do que eu. Fiquei com medo e ela me derrubou várias vezes, até chorei, fiquei com raiva, dei um golpe nela que caiu e venci. A lutadora de São Paulo foi a mesma coisa, muito grande, mas consegui derrubar a menina”, disse.

Segundo a diretora da escola, Rosely Lira, o fato de a aluna conquistar uma medalha em âmbito nacional é bom, mas principalmente, o exemplo que fica para os colegas de escola pela sua dedicação, trabalho e empenho.

“Para nós é uma honra ter uma campeã, é uma aluna que serve de motivação para todos da escola, porque o esporte tem um cunho social, promove a integridade do ser humano. Nós temos a Tacila servindo como referência para nossas crianças para que trilhem o mesmo caminho da campeã”, afirmou a gestora esperando que a escola possa revelar outras crianças no esporte.

Tacila treina Luta Olímpica na Academia Top Life, uma vez que a escola não tem esta modalidade. Ela é uma das 70 crianças, de 4 a 17 anos, que participam do projeto social Resgatando a Infância e Adolescência (RIA), realizado todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 17h30 às 19h.

“Para conseguir o resultado, a aluna tem que estar bem na escola, bem com a família e ter o apoio dos familiares. A Tacila é um orgulho. Essa menina tem talento e lutamos muito para dar uma oportunidade pra elas. Muitas vezes, fazemos o papel de pai e mãe”, finalizou a coordenadora do projeto, Andreza Façanho.

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola, apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal.