09/11/17 | 18:00
Aluna da rede municipal de educação conquista segundo lugar na Olimpíada Amazonense de Matemática

Depois de resultados expressivos alcançados por alunos da rede municipal de ensino em competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2017, agora foi a vez da aluna Lara Beatriz Almeida, da Escola Municipal Nazira Chamma Daou, localizada no bairro Educandos, conquistar o segundo lugar no Nível 1, para alunos do 4º e 5º ano,  da Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM).

Esta foi a segunda edição da OAM, que é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e destinada aos alunos das escolas públicas municipais e estaduais, buscando estimular o ensino da matemática e incentivar os estudantes a se interessarem pela disciplina

Para alcançar essa conquista, Lara Beatriz teve que passar por três etapas: uma prova, feita na própria escola; sem seguida uma seletiva entre os alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com melhor desempenho na avaliação; e, por fim, uma prova discursiva aplicada aos vencedores da segunda etapa.

A professora da menina, Naiza Silva Pereira, afirma que o resultado não foi surpresa, já que Lara é uma aluna dedicada, além da família ser bastante participativa na educação da criança. “Particularmente, eu já esperava, porque eu conheço o empenho e sacrifício dela e da família. Ela merece, porque se preparou bastante. Nós, da escola, ficamos muito felizes”.

Para a mãe de Lara, Laurimar Mendonça dos Santos, a conquista foi uma felicidade por coroar o esforço feito para que ela tenha acesso aos estudos. “Ela só falta escola mesmo quando está doente. Ela é muito inteligente e interessada e a gente participa bastante também”, conta.

Para a aluna, que superou algumas dificuldades durante a prova, o resultado foi muito comemorado. “Em algumas contas eu tive dificuldade, mas no final deu tudo certo. É muito bom esse prêmio, porque eu acho divertido estudar e matemática é minha matéria favorita”, finaliza Lara.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054