28/05/12 | 17:47
Aluna da Escola Municipal Alfredo Linhares vence concurso de Cartas dos Correios.

Yasmim Souza Santana, 14, aluna do 9º ano do turno matutino da Escola Municipal Alfredo Linhares, bairro São José, Zona Leste de Manaus, foi a vencedora da fase Estadual do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido pela União Postal Universal (UPU).

A solenidade de premiação da aluna Yasmim Santana e da Escola Municipal Alfredo Linhares, ocorreu nesta segunda-feira, 28, no auditório da Escola Municipal Leonor Uchôa, bairro São José, Zona Leste da capital. A primeira colocada da fase Estadual do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, recebeu um notebook e um certificado. Já a unidade educacional da estudante, recebeu um computador e certificado.

O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição de jovens, despertar neles o gosto de escrever cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizades internacionais.

O tema escolhido para a edição deste ano foi relacionado às Olímpiadas: “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. Mais de 1.200 escolas públicas e privadas do Brasil participaram e cerca de 2.700 redações foram inscritas no concurso nas fases Estaduais pelo país.

Centro e quarenta cartas foram inscritas no total e enviadas por alunos de instituições de ensino públicas e particulares de Manaus e do interior do Amazonas. Cerca de 1.205 instituições de ensino participaram do concurso. Das 140 cartas selecionadas, foram eliminadas 68 por não atenderem aos critérios de participação do evento e 72 concorreram por estarem dentro das normas do concurso.

Vencedora

Acostumada a produzir textos, Yasmim Santana, ficou surpresa pela sua primeira colocação no concurso, mas disse que não foi muito difícil ter conseguido, porque o fato de ler bastante também facilitou na montagem da produção textual. A aluna falou ainda o motivo de ter escolhido a atleta Jade Barbosa como seu tema na redação.

“Gosto da Jade como ginasta, quando assisto pela televisão sua exibição, sempre fico na torcida por ela. Para mim esse prêmio significa muito. Nunca ganhei uma premiação assim e pelo fato de escrever muito facilitou a escrita do meu texto. Quero destacar a ajuda de minha professora que ficou sempre ao meu lado. Estou muito feliz por isso e espero que meus colegas me tenham como exemplo para escrever e ler”, comentou.

A Professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Alfredo Linhares, Nina Aquino, trabalhou com a aluna mais de um mês preparando-a para o concurso. Segundo a educadora, 80 alunos foram selecionados para o concurso, na qual ficaram 20 produções textuais até chegar à escolha de Yasmim para o evento.

“Só o fato dos estudantes terem participado já é uma grande medalha para a escola. Ler e escrever são atividades importantes para todos nós. Ter um concurso destinado ao alunado do ensino fundamental só vem premiar os trabalhos dos professores de língua portuguesa. É a primeira vez que participo e espero estar presente em outras vezes. Este momento é de grande valia para nós e para a educação de um modo geral”, finalizou.

Segundo a Diretora Regional dos Correios no Amazonas, Luquesia Lemos, o concurso internacional é de extrema importância para a instituição porque agrega todos os correios brasileiros na fase regional, nacional e posteriormente internacional.

“Esse evento para nós é muito relevante, pois temos a oportunidade de mostrar o nosso mundo, um universo rico por meio da filatelia, onde os nossos selos reúnem toda uma cultura em homenagem a pessoas importantes,  meio ambiente, dentre outros, enfim agrega muitos valores em que a criança pode desenvolver a escrita nesse intercâmbio de interagir internacionalmente por meio do concurso”, citou.

A aluna da rede municipal de ensino, Yasmim Souza Santana, aguarda a confirmação da edição nacional do concurso para representar o Amazonas.