07/04/15 | 14:04
Ações da gestão educacional são apresentadas em reunião

Na manhã desta terça-feira, 7, a subsecretária de gestão educacional, Ana Falcão, apresentou à nova titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Kátia Schweickardt as atribuições, ações desenvolvidas e as dificuldades atuais da educação municipal. A ideia foi de inteirar a secretária sobre as diversas frentes de trabalho da Semed. Na reunião, estiveram presentes todos os chefes dos setores ligados à subsecretaria de gestão educacional.

Ana Falcão fez uma apresentação onde mostrou em números o atual cenário do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Manaus, como o número de estudantes matriculados, a porcentagem de alunos com distorção idade/ano, o grau de aprendizado dos discentes, entre outros.

A subsecretária apresentou, também, o plano de ação da Semed com nove diretrizes de trabalho que estão sendo implantadas para reverter o atual cenário da educação do município, com vista a alcançar a meta de em 2015, colocar Manaus entre as 10 primeiras capitais mais bem colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as ações de destaque estão a garantia do cumprimento do ano letivo e do currículo mínimo; implementação da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP), que garante horas para formação e planejamento do professor; implementação de projetos de reforço escolar como o Se Liga, Acelera e Fórmula da Vitória, que estão sendo desenvolvidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna; e a revitalização dos programas Matemática Viva e Viajando na Leitura.

Após as explanações, cada chefe pôde se apresentar individualmente à secretária e falar sobre suas atribuições dentro do processo educacional da Semed.
Para a secretária, a reunião foi “um momento de formação e de restabelecimento de compromissos com os que compõem a subsecretaria de gestão educacional”, disse.

“Eu vim para a Semed para focar na área finalística que é o pedagógico. Então, entender e potencializar os programas que já estão dando certo, ajudar aonde precisa ser ajudado para refletir nas nossas principais metas, entre elas melhorar o nosso Ideb. Isso tudo sem deixar de olhar também para as nossas especificidades, como a realidade da educação indígena e educação especial. Essas reuniões voltarão acontecer com uma certa periodicidade”, concluiu.

TEXTO: Thiago Botelho
FOTOS: Lton Santos

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