17/04/12 | 19:05
Acesso às Tecnologias na Educação

Mais uma conquista na área da educação foi evidenciada nesta terça-feira, (17), com a entrega dos Telecentros nas Escolas Municipais Francisca Pereira (Parque das Nações) e Elizabeth Beltrão (Santa Etelvina).

Durante a solenidade de inauguração, o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, ressaltou que o telecentro é mais uma oportunidade que não está sendo concedida somente aos alunos, mas também aos pais e comunitários.

“Os alunos poderão consultar suas pesquisas e trabalhos escolares, além de convidar os pais para aprenderem a utilizar o computador, estendendo aos comunitários a utilização deste espaço. Lembrando que nenhum recurso tecnológico na escola terá sucesso se não estiver ao lado dele um bom professor. Um dos objetivos também é aproximar mais as pessoas da escola e conceder a elas mais oportunidades na sociedade”, destacou o Secretário.

Para os 1.300 alunos do 6° ao 9° ano da Escola Municipal Francisca Pereira, o telecentro trará segundo o gestor da escola, Genivaldo Lacerda, um atrativo para os estudos e suas pesquisas no ambiente escolar.

“Será mais um instrumento que os alunos poderão utilizar no processo de ensino- aprendizagem. Os recursos visuais são importantes na formação dos alunos, pois eles não estão à margem da evolução tecnológica, do contrário é uma parte integrante da mesma”, afirmou o gestor.

A comunitária e mãe de aluno, Jecineide dos Santos, 34, acredita que o novo espaço possibilita novas informações aos seus filhos. “Na internet podemos encontra qualquer informação que desejamos e isso será muito importante para os estudos de nossos filhos. Na escola ficará bem mais fácil a pesquisa dos trabalhos. Pretendo fazer cursos e aproveitar para me aprimorar na informática”, enfatizou a comunitária.

“Para, nós, alunos, o telecentro é uma grande conquista. Não tínhamos todo este recurso e agora será bem melhor. Tínhamos que fazer nossas pesquisas em lan houses e nem sempre conseguíamos encontrar o que os professores pediam”, explicou a aluna do 9° ano, Aline Ferreira, 17.

A 56ª a receber o Telecentro foi a Escola Municipal Elizabeth Beltrão que atende 700 alunos do 1° ao 9° ano.

A gestora da escola, Rosimar Cardoso, enfatizou que o telecentro é um grande salto para o futuro.

“A comunidade está saindo da idade da pedra para a era digital. É um grande avanço e felicidade para a nossa escola. Mais um instrumento de trabalho que todos aguardavam com muita ansiedade, além do material da positivo que recebemos nesta semana e do sigeam que será implantado”, destacou a  gestora.

Para o aluno do 4º ano, Lucas Pinheiro, 11, o telecentro terá várias finalidades para os seus estudos. “Eu gostei muito do telecentro, pois vou realizar minhas pesquisas e trabalhos escolares, além de aprender mais funções no computador. Antes pesquisava somente em livros e nem sempre achava o que precisava”, afirmou o aluno.

“É mais um incentivo para os nossos filhos. Tenho duas filhas e elas gostaram muito do telecentro. Eu também quero participar junto com elas e saber o que elas estão aprendendo na escola”, ressaltou a mãe de aluno e comunitária, Elisângela da Silva, 29.