10/06/16 | 12:52
Ação Social fortalece parceria entre escola, famílias de aluno e comunidade

10-06-16-CMEI Odete Puga promove 2º Ação Social.Foto-Lton Santos (8)A 2º edição da Ação Social do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Odete Puga, no bairro de Petrópolis, zona Sul, foi um show de cidadania, quando mais de 150 comunitários tiveram acesso a serviços como atendimento médico (clínico geral e pediatra), corte de cabelo, expedição de CPF, carteira de trabalho e atendimento jurídico. A ação, que contou com a participação de pais e responsáveis de alunos, fortalece a parceria da escola com a comunidade e as famílias.

Um dos serviços mais concorridos foi o atendimento médico. O consultório foi improvisado em uma das salas de aula. A dona de casa Rosely Brasil, 46, aproveitou para pegar encaminhamento para fazer exame de mamografia, na Carreta da Mulher que estará na unidade de ensino, no próximo dia 27.

10-06-16-CMEI Odete Puga promove 2º Ação Social.Foto-Lton Santos (11)“Como a carreta da mulher vai estar aqui, eu aproveitei para pegar encaminhamento para fazer exames de mamografia e ultrassom. Foi bem proveitosa essa manhã aqui. Gostaria que a escola continuasse a promover ações como essa, porque é sempre bom para nós aqui da comunidade”, disse.

De acordo com a diretora do CMEI, Amanda Macanoni, é uma alegria poder oferecer atendimento aos comunitários. Ela afirmou que isso é uma atividade extraclasse, já que educação e cidadania precisam caminhar juntas. “Estamos fortalecendo a parceria com a comunidade”, afirmou.

A subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Trajano, participou da ação social e comemorou o fato da escola estar atendendo vários pais e responsáveis, já que eles precisam vivenciar o ambiente escolar para serem auxiliadores no processo de ensino dos estudantes e nos cuidados com a escola.

“Os pais estarem presente na escola é fundamental. A escola e a família fortalecem os laços educacionais. A escola transmite o conhecimento e a família educa. Essa parceria é essencial nos dias de hoje. Que eles estejam presentes não somente em ações sociais, mas no dia a dia acompanhando o desenvolvimento de seus filhos”, observou.

10-06-16-CMEI Odete Puga promove 2º Ação Social.Foto-Lton Santos (3)

Atendimento jurídico

Em parceria com a faculdade Esbam, a Ação Social ofereceu atendimento jurídico realizado pelos estudantes do 10º período do curso de Direito. Mãe do aluno Pedro Henrique, 5, a serviços gerais Shirlem Vasconcelos foi pedir orientação, já que seu ex-marido há dois anos não deposita a pensão alimentícia da criança.

“Eu estou satisfeita com o que me explicaram. Eles me informaram onde devo ir para procurar os meus direitos. O próximo passo é entrar com outra ação pedindo novamente a pensão do meu filho. Estou esperançosa”, falou.

Além dos atendimentos, as crianças puderam brincar num pula-pula instalado no quintal da escola. Os pequenos participaram também das brincadeiras educativas da equipe do Manaustrans.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054