10/10/11 | 14:32
Abertura Oficial do Outubro Rosa na Semed

A Secretaria Municipal de Educação – Semed abraçou a causa do combate ao câncer de mama e promoveu nesta segunda-feira, (10), às 9h, na sede da secretaria, a Abertura Oficial do Outubro Rosa , cuja programação é promovida pelo Centro de Integração Amigas da Mama – CIAM e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA. Na Semed, as atividades foram coordenadas pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais em parceria com a Fundação Cecon e Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.

O Subsecretário Municipal de Administração e Finanças, Luís Fabian Pereira, ressaltou que a ação visa atuar de maneira preventiva nas escolas municipais.

“Por meio de nossos alunos queremos chegar ao seio familiar, além de atingir os nossos servidores com uma campanha de prevenção do câncer de mama. Levar a informação aos nossos alunos para que eles sejam os multiplicadores, pois dessa forma estaremos realizando a função de formar e informar”, destacou o Subsecretário.

Para abrir a programação, a Presidente do CIAM, Joana Masulo, falou da importância de se ter uma instituição voltada especificamente ao cuidado das vítimas de câncer de mama.

“O CIAM desenvolve um papel social de fundamental importância no processo de resgate das vítimas de câncer de mama por meio do trabalho de psicólogos, assistentes sociais, psicoterapia, terapia ocupacional e outros. Estamos no Outubro Rosa que representa a luta contra o câncer, por meio do diagnóstico precoce que salva vidas”, afirmou a Presidente.

O Palestrante e médico oncologista da FCECON, Dr. Gerson Mourão, lembrou da triste estatística que atinge a população brasileira e aspectos da doença como grupo de risco, manifestação, autoexame, falha de exames e outros.

“É uma questão de saúde pública. 50 mil casos são notificados por ano de câncer de mama no país e 70% desses casos chegam em estado avançado, devido à falta de informação  e de políticas públicas sérias nos estados e municípios”, lembrou Mourão.

A programação contou, ainda, com a palestra da enfermeira oncologista Rita de Cássia Castro com o tema: Câncer: a informação pode salvar vidas.

Segundo a Chefa da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais, Dircélia Ortiz, a ação foi realizada para orientar as escolas no sentido de trabalhar essa temática no mês de outubro assim também como a comunidade escolar. Gestores, agente de saúde e professores estão participando desse evento.

A Campanha Outubro Rosa deste ano visa mobilizar a população em geral para a necessidade do diagnóstico precoce, também nos homens, na tentativa de alertar para a importância de eles fazerem o autoexame.

A programação do Outubro Rosa dará continuidade até o dia 31 de outubro.