17/09/15 | 16:34
Abertura dos jogos olímpicos municipais reúne 1,5 mil estudantes no Clube do Trabalhador

Abertura da XVIII Municipíadas 2015. Fotos Cleomir (76)Em torno de 1,5 mil alunos da rede municipal de educação, de 66 escolas, disputarão entre os dias 19 a 28 de setembro, 11 modalidades coletivas e individuais, que fazem parte da 18ª edição das Municipíadas/2015, o maior evento esportivo escolar do município de Manaus. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Clube do Trabalhador (Sesi), na zona Leste. Os jogos das escolas municipais têm como tema ‘Cultura de Paz e Solidariedade: construindo uma sociedade onde todos têm o direito de aprender’.

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, as Municipíadas tem o papel importante de trabalhar o lado cidadão dos alunos por meio do esporte. Na ocasião, a secretária realizou o lançamento do projeto ‘Transforma’, que vai discutir em todas as 501 escolas da Semed, durante as aulas de educação física, os valores e os princípios que são disseminados pelo movimento olímpico no mundo inteiro, trabalhando todas as modalidades do esporte olímpico durante as aulas.

Abertura da XVIII Municipíadas 2015 - Fotos Rodemarques Abreu (26) (1)“Com isso, estamos reforçando a ideia de que o esporte não é um apêndice da educação, ele é peça fundamental porque eleva a autoestima, a capacidade de trabalhar em equipe, de serem mais solidários, fraternos e disciplinados. Vamos trabalhar, principalmente, esses valores com os alunos das séries finais, com quem temos os maiores desafios de lidar e implantar os nossos programas”, informou.

As atividades das Municipíadas serão realizadas em sete pontos diferentes da cidade: nas escolas municipais Carlos Gomes, Waldir Garcia, Madalena Corrêa, no Clube Municipal, no Colégio Militar da Polícia Militar, na Vila Olímpica de Manaus e na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

De acordo com um dos coordenadores do evento, Zacarias Lopes, esta é a fase final dos jogos olímpicos municipais, denominada de Municipíadas, iniciados com a seletiva de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, nas modalidades futebol, futsal, volei, volei de praia, jiu-jitsu, handebol, queimada, xadrez, tênis de mesa, atletismo e judô, que aconteceram nos meses de junho a agosto, envolvendo ao todo mais de 4,5 mil alunos.

Abertura da XVIII Municipíadas 2015 - Fotos Rodemarques Abreu (38)“Abertura da XVIII Municipíadas 2015 – Fotos Rodemarques Abreu (17)” width=”300″ height=”199″ class=”alignleft size-medium wp-image-20276″ />O coordenador disse que ao todo são 11 modalidades, mais de 60 escolas envolvidas, trabalhando valores como ética, solidariedade, cooperação e valorização dos alunos. “Estamos dando início à fase final. As escolas estão se mobilizando para fazer uma grande festa”, garantiu.

Durante a cerimônia de abertura, as delegações se apresentaram e foram acompanhadas pela primeira apresentação oficial da orquestra do Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça. Constou da solenidade, o juramento feito pelos atletas e o acendimento da Pira Olímpica.

O aluno Bruno Saldanha, 14, da Escola Municipal João Paulo II, vai participar pela segunda vez das Municipíadas na modalidade atletismo e destacou a importância dos jogos para os alunos. “Ano passado, fiquei em 4º lugar no salto. Os jogos são bons porque incentivam os jovens a praticar esportes, sair do mundo das drogas, não beber e, no futuro, serem atletas profissionais. Depois de participar dos jogos percebi uma melhora no meu rendimento escolar. Os jovens têm que participar”, convocou.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu e Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054