14/10/11 | 16:33
Abertura dos Jogos Internos da Escola Municipal Vicente de Paula

Mais de 1,5 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro do Japiim, zona Centro-Sul da cidade, irão participar da 4ª edição dos Jogos Internos com a temática “Proclamando a Paz através do esporte”, a partir do dia 17 de outubro e com término no final de novembro, nos naipes masculino e feminino.

A abertura oficial dos jogos ocorreu nesta quinta-feira (13), no Ginásio Poliesportivo Profº Eliana de Freitas Moraes da escola, com a participação de alunos, professores e convidados.

Os jogos serão realizados nas modalidades de futsal, queimada, xadrez, tênis de mesa, atletismo, handebol e dança.

O objetivo do evento é confraternizar e socializar através do esporte, bem como colocar em prática o sentido do Fair Play no seio da comunidade escolar.

Segundo a diretora da EMEF Vicente de Paula, Maria Santana, os jogos não tem somente uma importância no esporte, mas na área de ensino-aprendizagem entre os alunos. “Paralelo a competição há também o trabalho realizado nas salas de aula pelos nossos estudantes, cujos jogos fazem parte do quarto bimestre, valendo como ponto de avaliação e além de trabalhar com o tema central que é a Paz, envolvendo todos os professores e a clientela maior, que são os alunos”, comentou.

Para a Professora de Educação Física, Eulália Alderinda Araújo Almeida, que trabalha na escola com dança, atletismo e tênis de mesa, são trabalhados a socialização, cooperação e disciplina com os estudantes como um aprendizado muito maior do simplesmente a prática esportiva. “O trabalho que é realizado com um e outro é fundamental e ajuda nosso aluno em sala de aula, porque tudo que vem para ensinar é sempre bem vindo”, concluiu.

A aluna do 9º ano, Vanessa Natacha, 15, ficou em segundo lugar na queimada , no ano passado, e espera que esse ano consiga levar o título, mas explica que aprendeu muito na prática do esporte com suas colegas de escola. “Aprendi como se deve colaborar em grupo, além dos mais o esporte faz bem pra saúde e competir é muito bom”, citou.

Cada turma nos jogos representará um time conhecido do futebol brasileiro, tais como: Flamengo, Vasco, Botafogo, São Paulo, Corinthians e Santos, entre outros.

As duas melhores equipes classificadas em primeiro e segundo lugares, serão premiadas com medalhas ao final do torneio.