01/12/10 | 9:09
Projetos da rede municipal de ensino participam de avaliação do PCE

Trinta e cinco projetos da rede municipal de ensino estão participando da 2ª Mostra Científica e Seminários de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria do Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

A abertura do evento foi realizada na noite desta quarta-feira (1), no Auditório da Secretaria e contou com a participação de professores, alunos gestores e técnicos da Semed. Segundo o cronograma da organização do evento, nos dias 2 e 3 de dezembro serão apresentados os trabalhos dos alunos bolsistas da Seduc, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, em tempo integral.

No município, serão cento e setenta e cinco bolsistas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que participarão do evento com a mostra de seus projetos desenvolvidos na comunidade escolar de todas as zonas geográficas da cidade.

“É o encerramento de um trabalho de pesquisa de seis meses numa mostragem que relata o desenvolvimento dos alunos. Isso é uma forma de devolver a sociedade esse investimento que está sendo feito de divulgar a ciência e tecnologia dentro da escola”, explicou uma das Coordenadoras do Projeto PCE na Secretaria, Lucila Bonina Simões.

Com o Projeto “A leitura e a escrita como instrumento de ação social infanto-juvenil”, a Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, cuja atividade foi na pesquisa pelos alunos sobre os gêneros textuais (crenças, contos, lendas e fabulas) e depois na produção de cada item textual com a veiculação de um livro infanto-juvenil. “O trabalho serviu como ponto de partida na vida desses alunos para o aprendizado da língua portuguesa com relação a escrita e leitura. O mais importante disso também foi ter o livro compartilhado com as crianças que não podem ir pra escola. Foi programado visitações em instituições como ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer e foi muito satisfatório pra vida desses alunos o envolvimento deles com outras crianças”, disse satisfeita a Coordenadora do projeto na escola, Ruth Rocha Ferreira.

A Escola Municipal Inês Vasconcelos Dias, vai mostrar seu Projeto “Retalhos do passado constroem o futuro”, no próximo dia 21 de dezembro. Os estudantes pesquisaram as cores, formas e produções artísticas, juntando pedaços de tecidos que formam o mosaico (antiga coxa-de-retalho), conhecido atualmente como Patchwork. Segundo a Professora de Artes e Coordenadora do projeto na unidade educacional, Leda Porzzetti, as atividades em sala de aula são muito mais do que aprendizagem, mas muito maior como valor social. “Nós tiramos as meninas das ruas, ao invés delas brincar, passear e fazer o que não devem. Elas vão aprender a trabalhar com esse material, inclusive com a possibilidade de uma renda familiar na produção de seus produtos”, finalizou.


Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de Educação Estadual e Municipal. Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Reportagem: Paulo Rogério