13/12/10 | 12:05
Abertura do Programa de Formação Gestar

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está participando do Gestar II, programa de formação continuada de professores, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). O evento, que teve a sua solenidade de abertura na manhã de hoje (13), terá duração de cinco dias e os módulos serão realizados no Instituto de Ensino do Amazonas (IEA).

O curso é oferecido para 132 professores da rede estadual de ensino, de 41 cidades, que lecionam as disciplinas de matemática e língua portuguesa para alunos do 6º ao 9º ano. A Semed será representada por 300 professores, sendo 150 de matemática e 150 de português.

Segundo a Secretária Adjunta do Interior da Seduc, Magaly Régis, o objetivo do Gestar é discutir e trocar experiências de ações pedagógicas visando a melhoria na qualidade das aulas de matemática e português. “O Gestar é uma espécie de reciclagem feita por meio de técnicas e conteúdos. Esses professores multiplicarão esse aprendizado para os outros professores de sua cidade”, disse.

O professor de matemática Damião Nogueira, viajou 165 km de Anamã até Manaus para participar do evento. Ela conta que desde que foi implantado, o programa tem rendido bons resultados na cidade. “Houve a primeira fase e melhoramos as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do Sadeam (Sistema de Avaliação Educacional do Estado do Amazonas). Esperamos que melhore ainda mais”, falou.

A coordenadora do Gestar, Josete Ohana, explica que o programa é desenvolvido durante todo o ano. Nesse momento de módulos os professores são formandos e depois são formadores nos seus municípios. “Através do Gestar é que estamos tendo a melhora no índice de notas de português e matemática”, afirmou.

Os módulos começam hoje (13) e vão até a próxima sexta-feira (17).

Reportagem: Thiago Botelho