31/01/11 | 17:44
Abertura do ano letivo será dia 4, no Auditório Canaã

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, no próximo dia 4 (sexta-feira), a partir das 8h, no Auditório Canaã, a cerimônia de abertura do ano letivo.  Na ocasião, muitas novidades serão apresentadas aos educadores da rede municipal, incluindo a oferta de cursos de especialização e um sorteio de um cruzeiro pelo litoral brasileiro, ao som de Zezé Di Camargo & Luciano.

O evento, que tem como tema “A Escola na Construção da Cultura de Paz”, terá a participação do Prefeito de Manaus e do titular da Semed, Mauro Lippi, que anunciou as novidades para a imprensa na manhã desta segunda-feira. “Tudo que fizermos pelos professores ainda é pouco. Estamos oferecendo esse cruzeiro aos educadores como um agradecimento pelo trabalho constante e contínuo na educação de nossos filhos”, disse o secretário, destacando que todos os professores que estiverem no local vão concorrer ao cruzeiro.

O palestrante da abertura do ano letivo será o renomado Prof. Msc. João Roberto de Araújo, que vai discorrer sobre o tema principal. Outro ponto alto da cerimônia de abertura do ano letivo será a premiação dos destaques pedagógicos do ano de 2010. Para esta categoria, serão distribuídas quatro passagens aéreas com acompanhantes para os primeiros colocados, quatro netbooks para os segundos colocados e quatro câmeras fotográficas para os terceiros colocados.

O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar que serão oferecidos cursos de pós-graduação MBA em Gestão Escolar aos professores da rede, o que reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em capacitar os profissionais que serão responsáveis pela educação de, aproximadamente, 225 mil alunos somente em 2011.

Estrutura

O secretário Mauro Lippi garantiu ainda, para este ano de 2011, a reforma de 128 escolas da rede municipal de ensino, sendo que, destas, 60 devem iniciar as reformas imediatamente. “A Prefeitura de Manaus assumiu o compromisso de dar melhores condições aos alunos da rede e, ao final deste ano, já teremos 270 escolas reformadas desde o início de sua gestão”, afirmou, ressaltando que os novos fardamentos e kits escolares serão apresentados e entregues no dia 3. “Eram situações que davam problemas e, agora, estamos resolvendo da melhor maneira”.

Nenhum estudante da rede municipal de ensino, de acordo com o secretário, será prejudicado por conta das reformas nas escolas. Algumas escolas devem contar com prédios alugados, enquanto outras vão passar por um calendário especial para garantir que os alunos cumpram os 200 dias letivos exigidos por lei. “Toda mudança gera um sacrifício, e nós precisamos melhorar as condições de nossas escolas. Quando o Prefeito assumiu o mandato, as escolas estavam em condições precárias e agora estamos dando a elas o cuidado merecido”.