03/05/11 | 17:10
Abertura da Semana de Matemática

Com o objetivo de contribuir com a prática diária do professor como educador matemático, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na manhã desta terça-feira (03), a Semana da Matemática, em comemoração ao dia da disciplina, que será celebrado no próximo dia 06.

Na oportunidade, foi realizado o 6º Encontro de Professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino, com a presença de aproximadamente de 400 educadores de todas as zonas geográficas que atuam na disciplina do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

O evento foi realizado no Auditório da Semed e contou com relatos de experiências dos professores que desenvolvem diversos trabalhos com os alunos em sala de aula para facilitar o aprendizado da matemática. No encontro, foi realizada ainda uma atividade de ginástica, exibição de um vídeo e uma palestra com o tema “A matemática no cotidiano”, com o Professor José Alcântara.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, destacou a importância da matemática no cotidiano e a relevância do educador no contexto sócio-educativo. ’’É com agradecimento aos professores da rede municipal que saúdo esta iniciativa que reúne as mentes mais brilhantes da Semed’’, enfatizou.

Há 28 anos atuando como educador na matemática, o Professor Antonio Pereira Jardim, da Escola Municipal João Alfredo, Bairro da Paz, zona Oeste, ressalta que utiliza muito o lúdico, ou seja, atividades com vários jogos, transformando a tabuada em uma brincadeira. “Na escola nós temos o apoio da direção para fazermos esse trabalho diferenciado. Quando o aluno não cumpre com suas obrigações, nós chamamos os pais pra compartilhar o problema. Temos obtido um resultado positivo na baixa taxa de reprovação e isso nos orgulha pelo trabalho feito”, concluiu.

Segundo a Professora Edileuza Laborda, da Escola Municipal Francisca Campos, localizada na Estrada do Cetur, zona Rural, o educador tem que utilizar métodos diferentes para auxiliar no aprendizado e o gosto dos estudantes pela matemática. “Costumo usar um tipo de material para mostrar pra eles como se deve trabalhar a disciplina. Outro detalhe são os jogos como forma de aprendizagem e procuro aplicar várias maneiras dentro do contexto da matemática. As variações são importantes para dinamizar o aprendizado de nossos alunos”, ressaltou.

No próximo dia 6 de maio, todas as escolas municipais estarão com uma programação voltada, ao dia da matemática, com o objetivo de diminuir o medo dos alunos  e  aumentar o gosto pela disciplina.