09/08/13 | 14:48
Abertura da Campanha Contra HPV

A Escola Municipal Maria do Carmo Rebelo de Souza, bairro São José II, foi palco da abertura da Campanha de Vacinação contra o Câncer de Colo de Útero – Papilomavírus Humano (HPV), na manhã desta sexta-feira. A solenidade contou com a presença do governador Omar Aziz, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, do titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino, além de autoridades, políticos e a comunidade em geral.

A campanha é uma parceria do Governo do Amazonas com a Prefeitura de Manaus e a primeira etapa de vacinação vai até o dia 30 de agosto, em 362 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, inclusive da Rural. Serão atendidas 52 mil alunas do ensino fundamental, na faixa etária de 11 a 13 anos de idade.

A Semed irá trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A Vacina Quadrivalente contra HPV é a primeira vacina para prevenção do câncer de colo do útero, lesões pré-cancerígena e verrugas genitais caudados pelo vírus HPV e deve ser ministrada numa série de 3 injeções intramuscular num período de 6 meses.

A vacinação será feita na própria escola em que as crianças estudam, sendo exigida autorização por formulário assinado pelos pais ou responsáveis, antecipadamente solicitado pela direção da escola.

A gerente de atividades complementares da Semed, Dircélia Ortiz, disse que as escolas municipais servirão de locais para atender o maior número possíveis de crianças.

“É um esforço em parceria entre governo do estado e prefeitura para alcançar uma meta de vacinação, então é importante que as escolas recebam bem as equipes para que nós tenhamos um êxito na campanha”, conta.

A Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Japiinlândia, zona Centro-Sul da cidade, fará o atendimento de 300 alunas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, nos dias 15 e 16 de agosto.

“A vacina é um trabalho de prevenção e é importante que todas as alunas na faixa etária de 11 a 13 anos tomem a vacina, porque é um benefício para elas mesmas. É preciso que façamos um trabalho de conscientização para que todas as famílias permitam que as adolescentes sejam vacinadas”, disse a diretora da escola, Maria Santana.

Cerca de 75 alunas do 1º ao 5º ano, serão atendidas no dia 19 de agosto da Escola Municipal Honorina de Azevedo Vasconcelos, bairro São José, zona Leste da cidade. A gestora Gleide Maria de Lima, enaltece o trabalho que é realizado pelo poder público nas unidades educacionais.

“A importância da vacinação é chamar a atenção dos pais para valorização da vida, prevenção das doenças, mas principalmente o câncer. Segundo as pesquisas, o câncer de colo de útero é o tipo de câncer que mais mata no Amazonas”, finaliza.

Regiane Figueira, 31, mãe da aluna Rayssa Silveira, 11, aluna do 7º ano da Escola Municipal Maria do Carmo Rebelo de Souza, no São José II, acompanhou sua filha e disse que estava feliz pela oportunidade de tomar a vacina.

“Eu estou gostando muito e é uma oportunidade muito boa para as pessoas menos favorecidas. É uma grande atitude do governo em parceria com município. Essa campanha só traz saúde para nossas crianças e alunos”, salienta.