08/06/16 | 17:00
Abertura da 19ª Municipíadas e 1a Paramunicípiadas reúne mais de dois mil alunos

Abertura da Municipiada 2016 - Fotos Rodemarques abreu (78)Setenta escolas municipais participaram, nesta quarta-feira, 8, da abertura da 19ª edição das Municipíadas e 1ª Paramunicipíadas, envolvendo mais de dois mil alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A abertura aconteceu no Centro de Esporte e Lazer Ninimberg Guerra, na zona Oeste da capital.

O maior evento esportivo escolar da rede pública municipal de ensino terá competições até o próximo sábado, 11, com disputas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), para os sexos masculino e feminino, nas modalidades de atletismo, judô, jiu-jitsu, tênis de mesa, xadrez, vôlei, queimada, futebol, futsal e handebol. As modalidades de taekwondo e zarabatana são novidades como esporte de exibição e não competitivo neste ano.

Abertura da Municipiada 2016 - Fotos Rodemarques abreu (17)“Esporte e educação formam uma dupla que faz muito sentido, de envergadura pedagógica e muito sucesso. Por meio do esporte temos como desenvolver o espírito de solidariedade, de fraternidade e disciplina, valores e princípios muito importantes para o processo de ensino e aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.

Durante a abertura do campeonato houve a entrada do Pavilhão Nacional e a concentração das delegações e portas bandeiras, além de coreografia dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo. O fogo simbólico e acendimento da pira olímpica marcaram o encerramento da cerimônia.

Abertura da Municipiada 2016 - Fotos Rodemarques abreu (44)“Nosso papel é contribuir com o desenvolvimento dos alunos e os jogos esportivos são estratégicos para combater a evasão escolar, melhorar o rendimento dos alunos e dar oportunidade de democratizar o esporte por meio da escola”, destacou o coordenador das Municipíadas e Paramunicipíadas, Ronnie Melo.

Nas seletivas, cerca de 13 mil alunos da Semed participaram de torneios interclasses nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZ).

Paramunicipíadas 

Este ano, a prefeitura também visa fortalecer a política de valorização e inclusão das crianças, adolescentes e jovens com deficiência nas escolas do Município, por meio de uma confraternização esportiva.

Os alunos da educação especial participarão das atividades de atletismo, natação e bocha. Entre eles Renan de Almeida, de 16 anos.  “Eu gosto de nadar e vou tentar ganhar, mas o importante é participar dos jogos”, contou o aluno do EMEE André Vidal.

 

Texto: João Pedro Figueiredo(Semed)

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054