28/11/12 | 14:21
A temática da consciência negra é desenvolvida em evento da Escola Mul. Elvira Borges

Com a temática: “O negro no Amazonas: Elementos e práticas culturais”, a Escola Municipal Elvira Borges localizada no bairro da Compensa II, Zona Oeste de Manaus, promoveu no dia 23 de novembro, em sua unidade o evento Consciência Negra.

Favorecer processos de construção de conhecimentos sobre a história do negro no Amazonas, para valorização dos seus elementos e práticas culturais e fortalecimento da sua identidade foi a principal finalidade da atividade realizada.

A programação contou com filme, exposição de figuras africanas, murais, paineis culturais, citações de poesias, desfiles, dança e capoeira.

Para o gestor, José Francisco, é bastante significativo fazer alusão à data comemorativa: Dia da Consciência Negra , manifesta em todos os lugares do país.

“Estes grandes momentos de manifestação positiva celebram  as conquistas do povo negro, a cultura afrodescendente e a  colaboração da miscigenação, além das oportunidades e direitos de igualdade que lutamos para todas as raças sem preconceito. As crianças, os adolescentes e os jovens desta escola sentem a vontade de expor as habilidades artísticas e principalmente   lembrar essa data acima de tudo a prática do respeito de todos os dias”, explicou o gestor.

Segundo a professora do 1° ano, Maria de Jesus, o trabalho nas séries iniciais é fundamental para o desenvolvimento da criança.

“O trabalho que desenvolvemos com as crianças das séries iniciais é muito importante. Quando começamos desde cedo esse trabalho de mostrar as diferenças e o respeito mútuo, as crianças aprendem com muito mais facilidade. Nesse sentido, as crianças aprendem a praticar isso no seu dia a dia e em suas próprias famílias”, destacou a professora.

“Eu aprendi a respeitar as pessoas e sempre compartilhar o que nós temos com os outros”, afirmou o aluno do 1° ano, Adailton Lima da Cunha.

A Escola Municipal Elvira Borges atende  850 alunos do 1° ao 9º  ano  e Educação de Jovens e Adultos (EJA).