29/11/13 | 12:56
A interrelação da física com a matemática é tema de livro

Física e Matemática, como disciplinas, têm relações que podem ser usadas em sala de aula? Essa questão e a interrelação das duas ciências são o tema do livro lançado nesta quinta-feira, 28, pelo professor José de Alcântara Filho, “A interrelação da Física com a Matemática”. O lançamento aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério da Semed. A obra procura fazer relações entre Física e Matemática, visando uma reestruturação pedagógica e reflexiva por parte dos docentes destas disciplinas.

No momento em que o ensino fundamental e médio buscam uma nova organização, este livro se preocupa em mostrar como atividades integradoras podem potencializar conexões, muitas vezes ocultas, para os professores destas áreas do conhecimento.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, ressaltou que diante da necessidade dos currículos nacionais para a educação, o livro responde e mostra possibilidades com um novo olhar para a Física e a Matemática. “Este é um momento de celebração, pois é um retorno significativo para a educação. O livro propõe mudanças na forma de ensinar os conteúdos”, disse a Ana Falcão.

“A obra pode ser utilizada nos mais variados contextos escolares e é um trabalho inspirador para todos os professores que desejam trabalhar de forma diferenciada na escola. Sempre gostei de Matemática, mas sempre tive dificuldade com Física porque as disciplinas andavam em direção opostas. Quando fiz a pesquisa para a dissertação foi que percebi sua relação. Então, resolvi escrever o livro”, afirmou José Alcântara.

A representante da Livraria Valer, Neiva Teixeira, prestigiou o lançamento e disse que é muito válida essa troca de experiências por meio do volume. “Sabendo das necessidades dos professores com os temas, o livro cumpre plenamente sua finalidade”, afirmou Neiva.

José de Alcântara recebeu apoio dos seus professores e também do escritor Tenório Telles, que acreditou na temática. A pesquisa foi apresentada à chefia da DDPM, que pretende criar cursos de formação com o tema.