10/08/18 | 15:48
9º encontro estadual dos conselhos municipais encerra com discussão sobre BNCC

A 9ª edição do Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/Am) encerrou após dois dias de discussões sobre a atuação dos conselhos na criação do currículo escolar do Amazonas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro aconteceu entre 8 e 9/8, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque Dez, zona Centro-sul.

O encontro também buscou tratar sobre o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação, além de estimular a troca de experiência entre os conselhos, discutindo estratégias de interação, divulgação e atuação junto à população local e verificando o seu papel na implementação das políticas educacionais nos seus respectivos municípios.

Participaram das discussões assessores, secretários municipais e conselheiros que, durante dois dias, participaram de palestras e oficinas sobre o currículo da Educação Infantil, Ensino Fundamental, função e atos normativos por parte dos conselhos.

No encerramento do encontro foram passadas orientações sobre os Encontros Regional e Nacional da Uncme e elaborada uma carta com essas indicações. A coordenadora da Uncme /AM, Maria Cascais, destacou que o encontro teve a finalidade de ajudar os conselhos a entenderem melhor o papel deles na implementação da BNCC.

“Nesse momento, estamos trabalhando o currículo do Amazonas e o objetivo é fazer com que os conselheiros e assessores técnicos das secretarias tenham acesso a essas informações para, depois, cada município adapta-las a sua realidade”.

E esse papel de orientar os conselhos do interior se mostra muito importante como no caso do município de Manacapuru, que está em início de operação. A presidente, Mara Regina de Oliveira conta que os dois dias de evento foram de imenso aprendizado e que esse conhecimento vai fazer diferença.

“Esses dois dias estamos estudando a questão da BNCC e é sempre bom ter mais conhecimento? Agora tivemos aquela diferença para melhorar o trabalho que se faz dentro do conselho, questão de credenciamento de escola, aprovação de calendário, como se trabalhar a questão das denúncias. Foi maravilhoso”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054