13/04/11 | 16:00
CMEI Juracy Freitas promove Dia “D” do desarmamento infantil

“Educar para paz, para o amor e a solidariedade é dever da família. Combater a violência na escola é papel do educador”. A frase estampada em um painel na entrada do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Juracy Freitas explica o momento vivido pela escola: a luta para combater a violência infantil. Para isso foi realizado durante todo o dia de hoje (13), o Dia “D” do desarmamento infantil, onde as crianças trocaram produtos que estimulam a violência por kit’s de literatura.

Além dos alunos, comunitários do bairro Japiim, onde fica localizada a unidade de ensino, participaram do evento. Miguel Americi, 4, do 1º período, foi um dos estudantes que trocaram revolver de brinquedo pelo kit, composto por pincel, cola, tinta e um livro de literatura.

“Eu trouxe minha arma pra trocar pelo brinquedo, porque o brinquedo é mais legal”, disse se referindo ao kit e a bola que recebeu.

Todas as escolas de ensino infantil da Divisão Regional de Ensino (DRE) I, que compreende as zonas Sul e Centro-sul da cidade, estão promovendo este ano, a ação de desarmamento infantil. Em 2011, o CMEI Juracy Freitas está realizando a terceira edição do evento.

“Nosso CMEI é o pioneiro nesta atividade, que este ano, se estendeu a todos os CMEI’s da DRE I. Estamos felizes porque a ação tem surtido efeito, pois tem diminuído o número de trocas, o que mostra que os pais não estão mais comprando esse tipo de brinquedos para os filhos. Percebemos que o maior número de troca são dos alunos novatos”, afirmou a Diretora do CMEI Juracy Freitas, Rosana Dutra.

 
Na próxima sexta-feira (15), quando é comemorado o Dia Nacional do Desarmamento Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, a partir das 8h, no CSU do Bairro Parque 10, a culminância dos trabalhos desenvolvidos nas escolas sobre o tema. O evento terá apresentações de teatro e dança retratando a temática e também a destruição de armas de brinquedos arrecadadas nas escolas.