27/09/12 | 17:04
7ª Mostra Cultural do CMEI Escritor José Bento Monteiro Lobato

Duzentos e quarenta alunos, na faixa etária de 4 e 6 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Escritor José Bento Monteiro Lobato, bairro Novo Israel, Zona Norte da capital, participaram na manhã desta quinta-feira, 27, da 7ª Mostra Cultural, com o tema “Pequenos Artistas, Grandes Obras”.

O trabalho foi desenvolvido em sala de aula desde março deste ano com os pequenos alunos, abordando os artistas Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Romero Britto. Os artistas foram apresentados para os pais e responsáveis por meio do desenvolvimento de várias atividades realizadas pelos educadores durante o ano com as crianças.

O evento que faz parte do projeto “Pequenos Artistas, Grande Obras” tem o objetivo de desenvolver na criança o gosto pela arte, levando o aluno a entrar em contato com esse universo de forma participativa por meio da sua percepção e imaginação.

A diretora da escola, Celma da Oliveira Cunha, ressalta que o motivo de escolher os três artistas se dá em virtude dos trabalhos publicados pelos mesmos que sempre abordaram obras que mostravam a história da infância deles.

“As obras escolhidas dos artistas foi em cima do colorido e também pela forma em que os quadros retratavam alguns momentos quando estes ainda eram crianças. Por esse motivo, foi que as crianças vivenciaram por meio da atividade a época dos autores quando meninos. Os alunos têm assimilado bem as informações ensinadas”, comentou.

A Professora Suelen Portela trabalha com 20 alunos do 2º período na escola. A educadora já vem desenvolvendo atividades sobre os artistas desde março com os alunos. Ela diz que os resultados foram satisfatórios.

“Eles têm aprendido muito bem os trabalhos dos três artistas. Foi feito uma releitura em cima das obras e o ensinamento que as crianças absorveram em sala de aula foi muito bom”, comentou.

Os pais e responsáveis puderam ver de perto os trabalhos de seus filhos na escola. A doméstica Ivone Cardoso Mota, 25, mãe do aluno do 2º período, Rudson Charles Mota do Carmo, 5, ficou satisfeita com o aprendizado de seu filho com as obras dos três artistas.

“Percebi que meu filho aprendeu algumas informações diferentes. É bom tudo isso, porque já começa desde cedo a conhecer mais sobre essas pessoas importantes”, citou a mãe.