01/11/13 | 16:00
7ª Gincana Interativa do PAA – DDZ I da Semed

O evento foi divido nas etapas intelectual, soletrando e desportiva para um público de 300 alunos da rede

Trezentos alunos de 11 escolas municipais participaram, na manhã desta sexta-feira, da 7ª Gincana Interativa do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA), com o tema “Acelerando para vencer”, na quadra da Escola Municipal Thomas Meireles, bairro Petrópolis, zona Centro-Sul da cidade.

A ação é da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul I da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que oportuniza aos alunos com distorção de idade/série a interação no evento para outros estudantes na área de conhecimento e desportivo.

A gincana foi dividida em três etapas, sendo a primeira intelectual, com perguntas e respostas sobre língua portuguesa, matemática e assuntos da atualidade. No segundo momento, os alunos participaram das atividades do soletrando e, por último, de jogos desportivos.

Para a assessora do PAA da DDZ I, Andreza Costa, o evento é uma forma de mostrar a interação dos alunos no aprendizado em sala de aula com os educadores que lidam com a modalidade de ensino.

“A gincana é uma interação com a comunidade escolar, para fazer assimilação do lado intelectual e desportivo, onde a prática esportiva incentiva a aprendizagem do aluno”, disse.

Com 27 alunos, na faixa etária de 10 a 14 anos, a Escola Municipal Erasmo do Amaral Linhares, localizada no Parque das Nações, participou de todas as provas da gincana.

“Esse momento é de interação, inclusão e resgaste de um trabalho que nós desenvolvemos em sala de aula. Esses meninos precisam de uma atenção mais diferenciada, mais voltada para as dificuldades deles e com uma aprendizagem significativa voltada para os valores que estão perdidos em nossa sociedade”, conta.

O aluno do PAA José Vitor Costa Tavares, 10, da Escola Municipal Thomas Meireles, afirma que estudou muito para participar da parte intelectual, com perguntas e respostas, além de outras atividades da gincana.

“Nas provas fui bem, porque acertei quatro perguntas e errei apenas uma”, disse sorrindo.

Uma comissão avaliadora formada por assessores da DDZ Sul I analisou as provas. As unidades de ensino colocadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, foram premiadas com troféus e medalhas, enquanto as demais receberam certificado de participação.