29/05/19 | 9:18
5º Fórum Estadual de Educação da Undime-AM discute implementação da Base Curricular

Ao menos 42 secretários municipais de Educação do Amazonas participaram nesta terça-feira, 28/5, da abertura do 5º Fórum Estadual Ordinário e Eleições da Diretoria Executiva e Colegiado da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/AM). O evento, que tem como objetivo decidir sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ocorre até esta quarta-feira, 29, no auditório do Centro de Formação Profissional do Magistério (Cepan), Japiim, zona Sul de Manaus.

Além dos secretários, o encontro, que também falará sobre o cronograma de formação para implementar o Referencial Curricular Amazonense e ainda as formações dos professores, reúne representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Educação Indígena.

O resultado do fórum será implantado no biênio 2019 a 2021. Este ano, o tema  é “Os desafios de promover Regime de Colaboração e implementar políticas públicas nos municípios amazonenses”.

Na abertura do encontro, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Solange Almeida, no quilômetro 2, da BR-174 (Manaus – Boa Vista), zona rural, que fazem parte do grupo musical “Flautas além da barreira” tocaram músicas regionais para receber os convidados.

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, afirmou que o momento é muito importante para o fortalecimento da educação no Amazonas. “Nós todos somos militantes em uma única causa e a mais importante no Brasil, que é a educação. Encontramos muitas dificuldades e motivos para desistir, mas nós somos os portadores das boas notícias e depois que decidimos encarar os obstáculos a educação em Manaus avançou”, comentou Schweickardt.

Para o secretário de Educação do Estado, Luiz Castro, o Consed e a Undime são duas instituições importantes para definições da educação. “As duas organizações são importantíssimas para definir os rumos da educação do nosso país e a união delas passa a ter uma força política institucional muito grande em momentos decisivos no Brasil”, pontuou Castro.

Formação

Paralelo ao encontro dos secretários municipais de Educação, os redatores formadores da Comissão ProBNCC no Amazonas participaram também de uma formação sobre Metodologias Ativas com o tema “Dialogando com as competências e habilidades por meio das metodologias ativas”. A formação foi realizada no laboratório do Cepan.

Nesta temática, o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. No modelo de ensino o objetivo é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorver os conteúdos de maneira autônoma e participativa.

De acordo com a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed e coordenadora de etapa dos anos iniciais da ProBNCC no Amazonas, Núbia Breves, o primeiro encontro dos redatores foi realizado no fim do ano letivo de 2018, ocasião em que foi elaborado e construído o referencial curricular amazonense a partir da BNCC.

“Este encontro é um novo momento, agora nós estamos reunidos com os representantes dos 62 municípios do Amazonas para estudar o referencial amazonense, trabalhando as habilidades e competências e são eles que serão os responsáveis pelas formações nos municípios”, afirmou Núbia.

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Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

 

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