02/12/10 | 16:33
5ª Exposição Cultural da EMEF Osvaldo Sobreira

Inspirada na obra “Amazonas, Pátria da Água”, do poeta amazonense Thiago de Melo, a Escola Municipal Osvaldo Sobreira, no bairro União, zona Centro-Sul, realizou na quinta-feira (2), no auditório do Ciesa, na avenida Mário Ipiranga, a 5ª Exposição Cultural, com a participação de 250 alunos do 1º ao 4º ano, além da presença de pais, responsáveis e professores.

As atividades tinham como foco a referência a dez municípios do Estado do Amazonas, apresentados pelas crianças de forma simples e objetiva. A meta é oportunizar à comunidade escolar momentos de socialização de conhecimentos do contexto geográfico e sociocultural do Amazonas.

Na programação feita pelos organizadores da escola, houve a apresentação da cantora Katlen Nascimento, com a música “Amazônia”, texto “Amazonas, Pátria da Água” do poeta Thiago de Melo e a apresentação da Ciranda do Amor.

Os municípios destacados pelos alunos do 1º ao 4º ano nas apresentações foram Presidente Figueiredo (Terra das Cachoeiras), Itacoatiara (Cidade da Pedra Pintada), Maués (A Terra do Guaraná), Rio Preto da Eva, Parintins (Ilha Encantada), Manaus (Berço dos Migrantes), Novo Ayrão (Paraíso dos Arquipélagos), Coari (Terra do Gás Natural), Barreirinha (Berço da Poesia) e Tefé (Antiga Ega).

“Nós destacamos referência aos considerados grandes municípios do Amazonas. O Estado foi estudo durante o ano inteiro pelos alunos e foram selecionados dez municípios para fazer o evento. A nossa intenção é propiciar a comunidade escolar um momento de socialização e conhecimentos sócio-geográficos de onde moramos e, além disso, promover a ampliação de conhecimentos do contexto cultural”, comentou a diretora da escola, Tânia Rosete Tavares Vieira.

Cultura, clima, aspectos geográficos, economia, população e outros temas do município de Itacoatiara foram pesquisados pelos alunos da professora Jânia Maria Fernandes Ferreira. Segundo a educadora, os conhecimentos adquiridos são fundamentais para conhecer o local onde eles residem. “Esse momento cultural foi muito importante para nossas crianças, porque a maioria delas quase não conhece nem a cidade onde estão. A oportunidade de terem dez municípios trabalhados é maravilhoso e com certeza vai auxiliar em todos os aspectos essas crianças”, comentou.

Uma pequena viagem pelo município de Barreirinha, esse foi o caminho percorrido por meio da leitura pelo aluno do 4º ano, Fábio de Freitas Carvalho, 9. “Foi bom saber como é a cidade que tem no poeta Thiago de Melo um homem importante e que todos conhecem. É muita coisa que precisa ser lido mais para saber sobre Barreirinha”, testemunhou.

Assessoria de Comunicação da Semed

Dalison Neto

(92)3632-2054

(92)8842-1188

Reportagem: Paulo Rogério