19/11/21 | 15:44
Prefeitura de Manaus realiza a 1ª Feira dos Descritores de Matemática para alunos do ensino fundamental

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta sexta-feira, 19/11, a 1ª Feira dos Descritores de Matemática, que envolveu 28 alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Vila da Felicidade, bairro Mauazinho, zona Leste. Eles vão participar da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no dia 7 de dezembro. A unidade de ensino funciona em tempo integral com educação integral, e possui 165 alunos do 1º ao 5º ano, e é coordenada pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1.

Para o diretor da escola, Francisco Salles Cunha, o evento foi totalmente satisfatório, sendo constatado que os alunos conseguiram aprender. Isso mostra boas expectativas para um bom desempenho na prova.

“O evento foi excelente, pelos resultados alcançados durante a programação e no dia do evento. Estamos cientes de que o conhecimento é um processo, e sabemos que durante a preparação dos materiais para a apresentação, os alunos estavam aprendendo de forma prática. Toda a escola se uniu para esta feira e a equipe entende que o sucesso de um é o sucesso de todos, no aprendizado”, comentou.

Há 15 anos na escola, a professora do 5º ano, Sandra Felicíssimo, uma das coordenadoras da feira, ficou satisfeita com os resultados demonstrados pelos alunos. Para ela, é um momento que deixa muita esperança na realização da prova.

“Os alunos foram além das expectativas, pois a grande maioria adquiriu conhecimentos e habilidades, necessários para os descritores selecionados. Foi também percebido, de maneira muito clara, o domínio dos mesmos, ao explicar aos visitantes o que foi determinado”, citou.

Além disso, a unidade escolar realiza com os alunos um projeto de leitura, em que todos são incentivados a ler os mais variados tipos de gêneros textuais encontrados na biblioteca. Com isso, desperta-se o gosto pela leitura, sendo fundamental para obterem sucesso na aprendizagem da língua portuguesa.

Ações

Ao longo do ano letivo, a equipe pedagógica realizou algumas ações, para capacitar e preparar os alunos, como simulados on-line e escritos, gincanas, oficinas de descritores, e agora, com o encerramento da feira. Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de socializar conhecimento e aprendizagem adquiridos de forma prática.

As atividades começaram neste ano, no retorno do ensino presencial, em virtude de terem ficado fora da sala de aula no ano passado.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Divulgação / Semed