13/11/12 | 16:05
3º Circuito Educacional de Dama e Xadrez da Semed

Setenta alunos participaram da terceira e última etapa do Circuito Educacional de Dama e Xadrez da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento foi realizado nesta terça-feira, 13, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria.

A competição foi disputada em dez categorias, distribuídas por alunos e modalidades. A dama teve D1 (1º ao 3º ano), D2 (4º e 5º ano), D3 (6º ao 7º ano), D4 (8º ao 9º ano) e D5 (Educação de Jovens e Adultos – EJA). Já no xadrez seguiu o mesmo formato, mas do X1 ao X5.

No total, mais de 335 mil alunos da rede municipal de ensino de todas as zonas geográficas se envolveram nos jogos. O Circuito de Dama e Xadrez ocorreu em três fases distintas. A primeira etapa foi realizada uma seletiva nas unidades educacionais, em que os campeões se classificaram para a próxima fase. Na segunda, os vencedores disputaram com os finalistas das sete Divisões Regionais Educacionais (DREs) da Semed.

De acordo com o coordenador do evento, o circuito é uma ação do programa Matemática Viva, que atende os alunos do 1º ao 9º ano de toda rede de ensino e visa modificar o perfil do professor em sua metodologia de lidar com a disciplina, ou seja, o objetivo é que o professor se torne um ‘educador’ de matemática.

“O profissional usa o lúdico e os jogos para melhorar o uso da disciplina. Os alunos aprendem a matemática de forma divertida, em que o jogo é uma das estratégias que é utilizado para um melhor aprendizado. Nós temos observado que os índices de aprovação têm evoluído de forma qualitativa e quantitativa. Esse circuito é uma extensão do Matemática Viva com a prática de dama e xadrez. As atividades contribuem para a melhoria do aprendizado da disciplina em sala de aula”, explicou o educador.

Há sete anos praticando xadrez, o aluno do 9º ano, Leandro Moreira Dias, 14, da Escola Municipal Vicente de Paula, bairro Japiim, Zona Sul da cidade, ficou em primeiro lugar na categoria X4 do xadrez. Segundo o estudante, que é um amante da modalidade, quando começou a praticar o xadrez procurou ler livros relacionados a essa temática e saber tudo sobre o esporte.

“O xadrez é algo especial para mim, porque há vários anos treino e pedi muito a Deus para ganhar. É bom chegar em primeiro lugar em uma competição dessa magnitude. Esse esporte tem me proporcionado o raciocínio lógico e durante esse tempo melhorei meu desempenho em sala de aula”, concluiu.

Os vencedores por categorias foram premiados com troféus e medalhas. Já os segundos e terceiros colocados receberam medalhas, além de alguns brindes que foram distribuídos pela coordenação do evento.

 

 

RELAÇÃO DOS CAMPEÕES DO III CIRCUITO EDUCACIONAL DE DAMA E XADREZ – 2012

CAT

ALUNO

PROF (A) RESPONSÁVEL

ESCOLA

DRE

D1

 

DENILSON T. PEREIRA

NELZILANE ARAÚJO

EMEF MARTINHA PEREIRA

I

D2

ABRAÃO RIBEIRO DA SILVA

DÉBORA F. MOURA

EMEF CÂNDIDO HONÓRIO

II

D3

GABRIEL XAVIER SANTANA

JONATAS DOS SANTOS LOPES

EMEF ANA SENA RODRIGUES

III

D4

THOMAS RANGEL FERREIRA

PETER DINAMERICO

EMEF FRANCISCA CAMPOS CORREA

VII

D5

BRUNO ROCHA DA CUNHA

PETER DINAMERICO

EMEF CAMPOS CORREA

VII

X1

WILSON RIBEIRO S. FILHO

ESTER C. PESSOA

EMEF PAULA FRASSINETTI

II

X2

GIOVANNE COSTA SENA

ESTER C. PESSOA

EMEF PAULA FRASSINETTI

II

X3

FERNANDO CORREA

HELENICE MAIA

EMEF DIVINO ESPIRITO SANTO

VII

X4

LEANDRO MOREIRA SANTOS

OLISLEIDE NASCIMENTO

EMEF VICENTE DE PAULA

I

X5

NÃO HOUVE DISPUTA