11/07/16 | 14:36
Aulas iniciam em novo prédio da Escola Municipal Áureo Nonato

IMG_0884

Os 1.458 alunos, do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Áureo Nascimento, bairro Alfredo Nascimento, zona Leste, retornaram às atividades escolares, nesta segunda-feira, 11. O novo prédio de dois pisos e estrutura física superior à antiga unidade possui 28 salas de aula, 56 turmas, duas quadras de esportes e atenderá alunos da comunidade e bairro próximos, nos turnos matutino e vespertino.

Além disso, a unidade de ensino conta com diretoria, secretaria, biblioteca, sala de professores, sala de informática, sala de material didático e educação física, depósito da merenda escolar e material de limpeza, cozinha, refeitório, banheiros adaptados para alunos com deficiência (masculino e feminino), banheiros para alunos do ensino regular (masculino e feminino), estacionamento e um auditório com capacidade para 200 pessoas.

Para não prejudicar o calendário escolar, cumprir os 200 anos letivos e as 800h exigidos por lei, a coordenação pedagógica reporá as aulas com um calendário especial. Os 1.230 alunos do 1º ao 5º ano, que iniciaram o ano letivo e ficaram parados durante um mês, terão aulas aos sábados letivos e pontos facultativos, até o dia 4 de janeiro de 2017. Já os alunos do 6º e 7º ano, que ainda não iniciaram o calendário letivo, parados há seis meses, terão reposição de aulas até o dia 27 de fevereiro. A escola ainda acolheu aproximadamente 78 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ailton Roth, que não conseguiram vagas em outras escolas.

“É uma satisfação enorme recebermos nossos alunos em um prédio novo, com uma estrutura muito boa. Vamos fazer de tudo para recuperarmos esse período sem aula, recompondo o conteúdo. Os benefícios para comunidade são incalculáveis, porque as melhorias de sair de um prédio sem estrutura para esse novo prédio com tudo planejado, só beneficia os professores, os alunos, os pais e a qualidade da educação. Nós estamos numa escola toda aparelhada, com nossa equipe de professores, pedagogos, e temos tudo para fazermos dessa escola a melhor da rede municipal”, disse o diretor, Alair Rodrigues Freire.

O agente penitenciário, Hilderly Rodrigues da Costa, 44, pai das alunas do 4º ano, Maria Eduarda Torres da Costa, 9, e do 5º ano, Luana Beatriz Torres da Costa, 10, afirmou que foi uma satisfação ver suas filhas retornarem à escola.

“Estava muito ansioso para que retornassem as aulas, minhas filhas também. Elas me cobravam muito para saber quando começariam as aulas. Essa equipe da escola trabalha bem, se esforça muito para fazer atividades para os alunos. Nesse prédio, temos duas quadras, o que vai beneficiar as crianças com atividades esportivas, mas também com outras atividades extracurriculares”,completou.

A doméstica Evanilde de Moura Barros, 39, mãe do aluno do 1º ano matutino, Kauã Antônio Barros Vláxio, 6, ficou feliz ao ver a estrutura da nova escola e pelo filho entrar em sala de aula para continuar os estudos.

“Estou muito alegre em vê-lo seguir com seu futuro no caminho certo de ser alguém na vida”.

A aluna do 4º ano matutino, Francyeny Oliveira Pereira, 9, que estuda desde ano passado na escola, contou que ficou feliz em reencontrar os colegas em uma nova unidade, com estrutura melhor.

“Eu estava com muita vontade de voltar para escola, porque estava com saudade dos meus colegas e voltar a estudar. Nessa parada, eu fizaulas de reforço em casa”, disse.

Texto e fotos: Paulo Rogério Veiga

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054