06/12/11 | 13:44
2º Seminário de Língua Inglesa

Com o tema “Teaching with Keep in Mind” a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), promoveu na noite desta segunda-feira, 5, o 2º Seminário de Língua Inglesa, no Auditório do DDPM, com cerca de 100 professores de Língua Inglesa que trabalham com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do município.

Os educadores de língua inglesa que participaram do evento usam a coleção Keep in Mind da autora Elizabeth Young Chin/Maria Lúcia Zaorob e Links: English For Teens de Amadeu Marques/Denise Santos, atualmente utilizados na rede municipal de ensino que exercem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem da língua em sua totalidade.

Para o formador de Língua Inglesa e um dos Coordenadores do Seminário, Thiago Eugênio Gomes, o encontro é uma maneira de interação entre os educadores que atuam na área, além de informar os professores que não participaram das formações sobre as mudanças na disciplina e, ainda, compartilhar experiências para ajudar e desenvolver o uso correto da disciplina.

“É importante realizar um momento desses para que todos possam saber como é aplicado e trabalhado a língua inglesa de cada professor na sua escola. Vale ressaltar que cada zona da cidade tem sua particularidade e, portanto, uma situação diferente. Tudo que foi debatido aqui será analisado para melhorar cada vez mais o uso do idioma em sala de aula”, comentou.

A palestrante e coautora do livro didático Keep in Mind, utilizado pelos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, explica que a comunidade escolar a partir desse ano passou a usar o material com duração de quatro anos.

“Esse recurso tem basicamente quatro objetivos específicos para desenvolver a capacidade do aluno: falar, entender, ler e escrever. Isso tudo começando lá atrás e gradativamente se desenvolvendo ao longo do tempo. Esse trabalho embasado e planejado na realização do seminário serve para que os professores possam tirar alguma dúvida que ainda possa existir”, disse.

O Professor Arthur Castelo Branco da Esc. Mul. Paulo Pinto Nery, bairro Jorge Texeira, zona Leste, há quatro anos leciona a Língua Inglesa e diz que o livro Keep in Mind ajuda os alunos, porque é muito ilustrado, bem diagramado, possui muitos diálogos, enfim facilita bastante no planejamento em sala de aula.

“Sempre é um desafio para o  aluno adquirir uma língua estrangeira, no caso a inglesa. Procuro na sala trabalhar as quatro habilidades: a fala, a compreensão auditiva, a leitura e a escrita. Nós procuramos lidar com essas habilidades comunicativas na escola, mesmo com muitos alunos eles vem respondendo bem com a utilização do material. Esse seminário considero como excelente para discutir e analisar como anda o procedimento de cada colega em sua escola”, reiterou.

O objetivo do seminário é propiciar aos professores a socialização de experiências quanto à metodologia do ensino da Língua Inglesa, baseada nos livros didáticos escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Na oportunidade houve a apresentação dos vencedores da Mostra Cultural do Programa Ampliando Horizontes 2011 (uma ação da Semed), resumo da formação em polos para os professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental 2011, palestra com a autora do livro Keep in Mind, debate, sorteio de brindes e coquetel de encerramento.