07/11/14 | 15:09
1º Workshop das Ocas do Conhecimento Ambiental reúne órgãos para discutir saberes em espaços sustentáveis

Com o objetivo de discutir a forma de se trabalhar educação ambiental em espaços não-formais, foi realizada na noite desta quinta-feira, 6, a abertura do 1º Workshop Ocas do Conhecimento Ambiental. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias do Estado do Amazonas (Vemaqa) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), teve como tema ‘Socializando saberes na construção de espaços ambientais sustentáveis’ e aconteceu no auditório da Semed, zona centro-sul de Manaus.

A subsecretária de gestão educacional da Semed, Ana Falcão, destacou a importância do trabalho das Ocas nas comunidades e a realização do primeiro workshop.

“Esse evento é muito importante porque vem socializar o trabalho desenvolvido pelas Ocas do Conhecimento, que tem como principal função a disseminação de saberes, de informação a respeito da educação ambiental. Esse tema já é trabalhado nas escolas como tema transversal, mas a diferença da Oca é que ela trabalha com a comunidade, é um espaço que eles podem se apoderar para tomar conhecimento e fazer a mudança na sua própria comunidade no seu próprio meio. Os comunitários se tornam mais participativos na questão do meio ambiente, se tornar mais responsável”, informou.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama, ressaltou o trabalho nos espaços não-formais.

“O objetivo principal desse 1º workshop é discutir com as entidades que trabalham como o meio ambiente, professores da área de ciências, assessores de educação ambiental das escolas, a forma de se trabalhar educação ambiental nesses espaços não-formais de educação. Buscar, ainda, envolver a comunidade como um todo em questões socioambientais para que se preocupem no seu dia a dia e percebam que esse tema está mais presente em sua vida como eles pensam, seja na forma de entupimento de esgoto, coleta de lixo ou em outra situações do cotidiano”, relatou.

Destaque na primeira noite do workshop, a professora doutora Edna Maria Ramos de Castro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a palestrante convidada.  O tema da palestra foi o “Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Espaços Não-Formais”, onde ela abordou o tema de forma mundial e como ele pode ser trabalhado com o apoio da população.

“Discutimos a noção de desenvolvimento e meio ambiente, pensando nas questões do desenvolvimento local, nos espaços melhores de sustentabilidade, nesses espaços não-formais. A proposta de trabalho nos bairros que possa integrar desenvolvimento e meio ambiente, uma reflexão de uma forma mais larga, não apenas na forma local, pois o tema é discutido no mundo inteiro. Destacamos ainda o trabalho das Ocas que é muito interessante, pois é voltado para a comunidade, para um povoado, onde se pode criar uma sintonia e um desdobramento de experiência. Pode ser desenvolvido em outros locais”, informou.

O 1º Workshop Ocas do Conhecimento Ambiental continua nesta sexta-feira, 7, com mesa redonda, fórum de discussão e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas Ocas durante o decorrer do ano.

Ocas

Projeto idealizado pela Vara do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Oca do Conhecimento Ambiental tem como finalidade desenvolver ações socioeducativas utilizando a educação não formal, com alunos no contraturno das aulas regulares, além de dar apoio e fortalecimento no tema de educação ambiental, voltado para o público escolar e para a comunidade em geral. As Ocas surgiram de uma ação da Justiça, como forma de compensar algum dano causado por pessoas ou empresas ao meio ambiente.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054