27/09/13 | 17:32
1º ENCONTRO REGIONAL DO TERCEIRO SETOR DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Aconteceu na última quinta, 26, no auditório Luiz Geraldo  Teixeira – Semed o 1º Encontro Regional do Terceiro Setor/Norte, com o tema POLÍTICAS PÚBLICAS, CAPACITAÇÃO DE RECURSOS PRIVADOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. O evento foi realizado pelo instituto de tecnologia e informação social da Amazônia – ITEIA em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social – Semtrad.

Estiveram presentes ao evento o secretário  Pauderney Avelino, representando a Prefeitura de Manaus  a primeira dama Goreth Garcia, o secretário  Augusto Rodrigues da Semtrad, a representante da câmara municipal, vereadora Terezinha Ruiz,  o subsecretário de feiras e mercados Joaquim Lucena e também os palestrantes: Andrea Santini (INMETRO) José Salvador (ABNT) Andressa Noronha (SEPLAN) e Menderson Coelho (AMAZON SAT).

Para a primeira dama do município de Manaus Goreth Garcia este evento é um enorme parceiro do poder público, porque as instituições do terceiro setor trabalham para contribuir de forma decisiva com o órgão público. “Precisamos otimizar a força que vem do terceiro setor, para organizar mais, capacitar mais os agentes que trabalham com a responsabilidade social e a sustentabilidade”, disse.

O evento, direcionado às instituições pertencentes ao terceiro setor  teve como objetivo capacitar e assessorar os gestores das associações e fundações  para sua adequação em função das novas legislações e normas vigentes, bem como aumentar as formas de captação de recursos das instituições e suas certificações.

Realizado em comemoração à semana da responsabilidade social e visando fomentar o desenvolvimento econômico e social, por meio do terceiro setor, a programação do evento contou com  palestras de autoridades no assunto sustentabilidade e representantes de instituições como: SEPLAN,  ITEIA, INMETRO, SAIGLOBAL (ABNT) e AMAZON SAT.

Segundo a Sra. Andrea Santini representante do INMETRO, as organizações devem buscar controle e transparência em suas ações. “O evento vem para esclarecer e acrescentar informações sobre a captação de recursos, entendo que eventos como estes são importantes para uma maior interação com a comunidade” afirmou.

Os participantes do evento receberão certificados que serão emitidos pelo ITEIA, uma associação sem finalidade econômica e de interesse público, de caráter associativo e desenvolvimento social, a qual foi fundada em 2 de outubro de 2008 por uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e dispostos a fomentar o desenvolvimento sustentável.