30/07/13 | 15:55
1º Encontro de Práticas da Educação Física do Ensino Noturno

30 professores das Divisões Distritais Leste I e II participaram do 1º Encontro de Práticas da Educação Física do Ensino Noturno. O evento aconteceu semana passada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Leonor Uchôa, zona Leste da cidade.

O evento foi uma forma dos educadores socializarem as práticas que obtiveram sucesso em sala de aula, ou seja, com momentos que enriquecem e estimulam o processo ensino aprendizagem, pois a meta é trabalhar com uma nova realidade de um público diferente de jovens e adultos.

Segundo o assessor de educação física da Semed, professor Zacarias Lopes, as reuniões servirão para que os profissionais tenham mais apoio pedagógico.“Esses encontros darão aos professores novas ferramentas de trabalho, não como uma receita de bolo, mas como um caminho a seguir onde as atividades podem ser adaptadas e melhoradas”, concluiu.

Com seis turmas e cerca de 170 alunos, o Professor de Educação Física Sidney Ferreira, da Escola Municipal Nova Vida, bairro Mauazinho, diz que as atividades com os estudantes têm proporcionado resultados positivos.

“O esporte é muito importante. As aulas de educação física à noite estão sendo muito bem aceitas na escola. É uma forma de sair da sala de aula, e com a opção da quadra nós realizamos torneios que a turma gosta, com isso, a evasão escolar noturna caiu consideravelmente”, afirma Sidney.

 A Professora de educação física Daniela Falcão, da Escola Municipal Francisco Nunes da Silva, bairro Puraquequara, que trabalha com cerca de 150 alunos, saiu do encontro certa de que terá novas opções para desenvolver suas atividades na área.“Esses encontros que a Semed promove, junto com as coordenadorias distritais, colaboram para o nosso crescimento profissional. Depois que a educação física do período noturno foi implantada a evasão escolar diminuiu muito”, disse.

 Primeira etapa

Os profissionais de educação física realizaram encontros com outros educadores da mesma DDZ, com o objetivo de mostrar os trabalhos realizados nas devidas escolas municipais localizadas na zona Leste da cidade. O 1º Encontro de Práticas da Educação Física do Ensino Noturno é, na verdade, uma segunda fase em que os professores estão disseminando as suas experiências para outros colegas.

O próximo encontro reunirá os professores de educação física das DDZ I, II, III, IV e VII, na Escola Municipal Carlos Gomes, quarta-feira, dia 31, às 18h30.