22/08/13 | 16:44
1ª Feira de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação Ambiental da Escola Municipal Paulo Graça


            Cerca de 800 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e professores da Escola Municipal Paulo Graça, bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade, realizaram nesta quinta-feira, a 1ª Feira de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação Ambiental.

A ação faz parte do projeto de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os temas “Terra e Universo”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Vida e Ambiente”, foram os itens que deram suporte a comunidade escolar em sala de aula, nas pesquisas, em atividades extra classe, nas visitas externas, entre outros trabalhos.

Todo material produzido utilizado no evento foi produzido pelos alunos e educadores, que não mediram esforços para apresentar o resultado do trabalho pedagógico com maquetes, fotos, cartazes, banners, além de outras atividades que relatavam os temas abordados na construção pedagógica da 1ª Feira de Ciências Naturais.

De acordo com o coordenador do evento, o professor de língua portuguesa, Raimundo Nonato Gomes, os alunos tiveram um trabalho preliminar para apresentar as atividades relacionadas com os temas abordados na feira.

“Nós tivemos dois meses de preparação para realizar este momento. Primeiro tivemos uma reunião junto com os educadores do meio ambiente da Semed. A partir da definição da temática da feira, nós começamos a trabalhar em todos os sentidos com os alunos. Tivemos o cuidado de dividir as temáticas por série, onde todos pesquisaram o tema, os problemas ocasionados com a questão da poluição, o lixo e como fazer para solucionar essa questão que traz um dano ao meio ambiente”, completou.

A estudante do 5º ano, Rayssa Dantas Facundo,10, trabalhou  com o tema Tipos de Moradias, na qual citou um programa do governo estadual como base de sua pesquisa na apresentação da 1º Feira de Ciências Naturais

“O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) é um exemplo a ser seguido, pois retira famílias de locais em risco social. Este programa também contribuiu para a saúde das famílias daquela localidade. O nosso projeto retrata as dificuldades das pessoas que residem em locais sem condições mínimas de vida”, afirmou Rayssa.

Para a estudante do 9º ano, Thays Lopes,14, que tratou do tema Plantas Medicinais, os benefícios oferecidos pelas ervas naturais é algo que todos deviam conhecer sua funcionalidade em benefício do ser humano.

“As plantas medicinais são milenares e a sociedade antiga sempre utilizaram este tipo de medicação. Cerca de 80% da população mundial utilizava as plantas para combater qualquer ferimento e doenças”, disse.

 

4º Conferência Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente

Com o tema “Plantas medicinais: a erva que vem da cultura popular”, a Escola Municipal Paulo Graça, realizou a 4ª Conferência Juvenil pelo Meio Ambiente, com a participação de pais, alunos e professores da escola.

O evento fez parte da programação da 1º Feira de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação Ambiental da escola. Segundo o responsável da feira, professor Raimundo Nonato Gomes, a comunidade escolar mobilizou-se para a realização da feira e da pré-conferência.

“Logo quando foi lançado pela Semed, a Pré-conferência começou a desenvolver trabalho com os alunos em várias áreas da cidade. Em sala de aula, os professores passavam conteúdos para pesquisas, enquanto os alunos buscavam matérias na internet. Além disso, os estudantes fizeram um passeio até a orla do Rio Negro, no bairro de Educandos. A visitação externa proporcionou a comunidade escolar uma melhor visão das palafitas”, finalizou.