05/04/16 | 14:23
144 escolas do município participarão das Olimpíadas de Matemática

05-04-16-Olimpíadas de Matemática.foto.Cleomir Santos (2)Cento e quarenta e quatro escolas da rede municipal de ensino e aproximadamente 50 mil alunos garantiram suas inscrições para participarem da 12ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), uma adesão histórica registrada no município. As inscrições terminaram na última sexta-feira, 1, e foram realizadas pelo gestor de cada unidade escolar no portal da Obmep. 

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). 

Os 50 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) garantiram sua participação nas olímpiadas. A primeira fase das provas ocorrerá no dia 7 de junho, com alunos do nível 1 (6º e 7º anos) e nível 2 (8º e 9º ano). Os classificados da primeira etapa disputarão a segunda fase de testes, no dia 10 de setembro. 

Para o coordenador municipal da Obmep, Francinaldo Mendes Nogueira, a participação total das escolas municipais neste evento mostra a preocupação dos professores e, consequentemente, dos alunos com o processo de ensino e aprendizagem. Para ele, quem ganha nesse contexto são as escolas do município. 

“A adesão significa a melhoria na qualidade de ensino. Nossos alunos mesmo que não consigam ser um medalhista, mas vão adquirir um conhecimento para vida. O fruto de 100% da adesão das escolas é o resultado de um trabalho em equipe, em que nós da divisão de Ensino Fundamental da Secretaria, comparecemos em todas as reuniões com diretores e fizemos essa mobilização”, comentou. 

Parceria 

05-04-16-Olimpíadas de Matemática.foto.Cleomir Santos (1)De acordo com coordenador, a Secretaria Municipal de Ensino (Semed) firmará uma parceria com professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para treinar os alunos para as provas da Obmep, em via online e depois presencial. 

Essa preparação deverá iniciar no mês de maio. Para massificar os estudos dos alunos, a secretaria entregou as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) de Manaus um CD contendo os bancos de questões da Obmep e provas anteriores no período de 2006 a 2016. 

Língua Portuguesa 

Atualmente, 50 escolas municipais se inscreveram para participar da Olímpiada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. As inscrições seguirão até o final deste mês e poderá ser feita pelos professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do portal da Semed http://semed.manaus.am.gov.br/ (clicando o último link à direitahttps://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso). 

A coordenadora municipal da Olímpiada de Língua Portuguesa, Madalena Moleiro, aproveitou para alertar os educadores para realizarem suas inscrições, pois a participação dos alunos é importante para medir o nível de aprendizado na disciplina. “Os professores têm de visualizar que eles estão trabalhando a proposta curricular da Semed, ou seja, os dois eixos: leitura e produção textual. Além disso, o educador tem uma formação no próprio site ‘Escrevendo para o Futuro’”, salientou. 

Madalena lembrou que as inscrições podem ser realizadas também nas salas dos Telecentros das escolas ou nas secretarias das escolas municipais. Para se inscrever, o educador precisa do número do Inep da escola e CPF do diretor. 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do MEC e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que este ano promove sua 5ª edição.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054