02/10/14 | 17:43
Servidores da Divisão do Ensino Fundamental (DEF) participam de formação da Gide Avançada

Cerca de 40 técnicos-pedagógicos da Divisão do Ensino Fundamental (DEF), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão participando da formação de Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada), no auditório da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. O treinamento tem o objetivo de integrar os servidores com a metodologia desenvolvida nas escolas da rede. A capacitação teve início na última quarta-feira (1°) e segue até sexta-feira (3).

Implementada na rede municipal de Manaus, pelo Institulo Aquila no início deste ano, a Gide Avançada é um sistema que integra ações gerenciais e pedagógicas, a fim de mostrar o caminho a ser percorrido para alcançar a melhoria de resultados na educação. A DEF é o setor da secretaria que emana todas as diretrizes pedagógicas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

A consultora do Instituto, Amanda Godoi, comentou sobre a importância de capacitar os servidores deste setor. “O objetivo é que os assessores da DEF se apropriem dos detalhes dessa metodologia para que a gente possa integrar as ações e fazer um planejamento para o próximo ano de 2015. Informamos como a metodologia tem sido implementada na rede desde o inicio, onde estamos nesse momento e o que vamos fazer daqui pra frente”.

Chefa da Divisão, professora Esther Albuquerque, considera a capacitação primordial para a construção da educação no município. “É importante eles estarem aqui porque estamos nos apropriando dos instrumentos utilizados pela Gide. O Instituto Aquila está apresentando todos os instrumentos e nos informando como os assessores de gestão estão desenvolvendo essas metodologias nas escolas”.

Técnica-pedagógica da DEF, Alina Medeiros considera a Gide uma boa ferramenta para organizar o sistema municipal de educação. “Esse método nos traz os instrumentos para a organização do trabalho, a medição e mensuração de todo o serviço que é oferecido pela secretaria. Com esses resultados, nós esperamos melhorar e garantir o aprendizado das crianças e, consequentemente, a elevação dos índices do Ideb”, comentou.

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Rodemarques Abreu
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054