08/08/14 | 9:16
Semed apresenta ações durante 1º Fórum Jurídico para o Conhecimento, Prevenção, Controle e Erradicação da Síndrome Alcoólica Fetal
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou suas ações de favorecimento à inclusão de alunos com deficiência, na tarde desta quinta-feira, 7, durante o ‘1º Fórum Jurídico para o Conhecimento, Prevenção, Controle e Erradicação da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e demais comorbidades dentro dos Sistemas Jurídico, Educacional e de Saúde Pública do Amazonas’. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), localizada na Avenida Humberto Calderaro Filho, zona Centro-Sul de Manaus.

Palestrante do fórum e gerente de Educação Especial da Semed, a professora Reni Formiga informou que a secretaria foi convidada a apresentar as ações que realiza em prol da educação especial. “Apresentamos diversas ações, entre elas as formações ‘Sensibilizar para Incluir’, as salas de recurso na escola, onde o aluno incluído tem a oportunidade de participar de outras atividades no contraturno, intervenções pedagógicas com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, palestras aos pais, assessoramento pedagógico nas escolas e ainda formação continuada aos professores”.

Durante o fórum, projetos de leis elaborados pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-AM foram apresentados aos participantes. De acordo com a presidente da comissão, doutora Maria Gláucia Barbosa Soares, este ainda é um tema pouco debatido pela sociedade.

“Esse fórum é de relevância social porque é voltado para a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), um tema pouco debatido, mas que nós precisamos estender à sociedade. A escola pública faz um papel fundamental na vida dos jovens que realmente precisam de informação. Ampliar esse conhecimento e trabalhar a SAF como um tema transversal a ser colocado na sala de aula é um dos nossos objetivos. Uma vez que depois de difundido, o aluno com certeza levará isso para a família”, explicou.

Texto: Luana Carvalho
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054