01/12/11 | 15:26
1ª Mostra Municipal de Educação Fiscal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Regional Educacional (DRE) I, realizou nesta quarta-feira (30), a Mostra de Educação Fiscal e o encerramento do Curso Online de Disseminadores de Educação Fiscal, no Auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria.

A Semed conta, hoje, com 168 unidades educacionais de todas as zonas geográficas da cidade que participam da Educação Fiscal, com cerca de 40 mil alunos que vai desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ação faz parte da 1ª Mostra Municipal de Educação Fiscal com o tema “Socializando Saberes de Cidadania”. A mostra iniciou dia 30/11 e vai até dia 6/12 em várias escolas municipais das DRE`s em toda cidade. O objetivo do evento é socializar os projetos elaborados e desenvolvidos pelos professores, pedagogos e até diretores chamados de “disseminadores” durante o ano letivo de 2011.

A Assessora de Educação Fiscal da Semed, Marlyomar Pollares Falcão, destaca a realização da primeira mostra em cada Divisão Regional Educacional para apresentar as atividades dos disseminadores do curso de educação fiscal realizado esse ano, que abrange os educadores do município.

“Esse momento é para mostrar justamente o resultado dos trabalhos realizados esse ano. Nós temos hoje novos disseminadores que vão integrar agora na rede e que serão implementados para o ano que vem, com mais 40 projetos relacionados com a educação fiscal”, contou.

Na DRE I são exatamente 42 escolas municipais, localizadas nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade, com aproximadamente 20 mil alunos do 1º ao 9º ano e educação infantil beneficiados com o Programa de Educação Fiscal.

Segundo o assessor pedagogico, Ewerton Cruz do Nascimento da DRE I, o esforço de todos foi muito grande para alcançar os objetivos de aprovar os alunos no curso sobre a educação fiscal e a mostra é, realmente, algo para ser comemorado como conquista.

“Não apenas destacamos o tema em si, mas outras questões como moral, ética, cidadania, a importância de se pagar os impostos, na hora de pedir uma nota fiscal, enfim todas as informações possíveis, mas com uma interação que vai da comunidade escolar aos pais dos alunos”, disse.

Pela primeira vez, a Professora Marlene Pereira de Pinho da EMEF José Wandemberg, localizada no bairro Japiim, participou do Curso Online de Educação Fiscal. Além de sua qualificação a educadora explica que no próximo ano vai colocar em prática com os alunos do 1º ao 5º ano o Projeto “A educação fiscal”, que abordará vários temas.

“Nós vamos frisar a cidadania que deve ser prestada por esses alunos que serão, no future, os profissionais de nossa cidade e país. Alguns pontos serão abordados: como deve ser aplicado o dinheiro, como deve ser gasto, a preservação do ambiente escolar, onde saber dos seus direitos e deveres. Eles tem que entender que o patrimônio público pertence a todos nós e, por isso, temos que cuidar como dever ser”, explicou.

Programação das escolas que estarão expondo seus projetos:

DRE IV

Data: 30/11/2011

Horário:INTEGRAL

Local: RESERVA ADOLPHO DUCK

EMEF  ANTONIA ALEXANDRINA

EMEF ÉRICO VERISSÍMO

DRE I

Data: 30/11/2011,

Horário:13h30

Local: DDPM

CMEI ODETE PUGA

EMEF JOSE WALDEMBERG R. LEITE

EMEF PROFª ADELAIDE TAVARES DE MACEDO

EMEF PADRE JOSÉ ANCHIETA

EMEF PADRE SEBASTIÃO LUIZ DOS S. PUGA BARBOSA

EMEF WALDIR GARCIA

DRE VI

Data: 01/12/2011

Horário:8h30

Local: EMEF NOSSA SENHORA DA APARECIDA

EMEF NOSSA SENHORA DE APARECIDA

DRE II

Data: 01/12/2011

Horário:Integral

Local: EMEF DESEMBARGADOR CÂNDIDO HONÓRIO FERREIRA

EMEF SÃO DIMAS

EMEF SÃO JOÃO

EMEF SÃO JOSÉ

EMEF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

EMEF TEREZINHA MOURA BRASIL

DRE III

Data: 02/12/2011,

Horário:8h30

Local: EMEF JORNALISTA SABÁ RAPOSO

EMEF ALEXANDRINA BARROS

EMEF JORNALISTA SABÁ RAPOSO

DRE V

Data: 06/12/2011,

Horário:INTEGRAL

Local: EMEF LEONOR UCHOA DE AMORIM

CMEI NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

EMEF AGENOR FERREIRA LIMA

EMEF ANA MARIA DE SOUZA BARROS

EMEF JOÃO DOS SANTOS BRAGA

EMEF MARIA DO CARMO REBELLO DE SOUZA