10/10/18 | 10:12
Workshop apresenta previsão orçamentária da Semed para 2019 e medidas adotadas para redução de custos da secretaria

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou, na tarde de terça-feira, 09/10, durante Workshop Orçamentário, a expectativa de orçamento da pasta e do número de alunos que devem ser atendidos pela rede municipal de ensino para 2019. A estima é de que o orçamento para o próximo ano seja de R$ 1,3 bilhão e aumento de 8% no número de alunos que serão matriculados.

Também foram apresentadas as ações realizadas na secretaria e que tornaram o trabalho administrativo do órgão mais eficiente e as boas práticas que contribuíram para a redução de custeio de serviços como água e energia elétrica. Participaram do evento chefes de divisões, assessores pedagógicos e outros servidores da Semed, durante o Workshop orçamentário da rede municipal de ensino.

A partir das boas práticas, a secretaria conseguiu diminuir o consumo de energia em 27%. Também foi mostrada  a evolução na desocupação/locação de imóveis, que em 2017 era de 88 imóveis, para 36 no 1º semestre de 2018, apresentando uma redução de mais de R$ 1,5 milhão.

Outro ponto apresentado diz respeito ao Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), implantado de forma piloto em março e que vai acelerar o tempo de tramitação de documentos.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, explicou que a ideia do workshop é repassar aos servidores, informações sobre a organização econômicas da secretaria, mostrando que a administração pública municipal vem trabalhando para melhorar o gerenciamento dos recursos públicos.

“O intuito do encontro é dividir com nossos servidores o que foi discutido durante Workshop Orçamentário Municipal, realizado em setembro, com secretários e subsecretários do município”, frisou.

A chefe da Divisão de Apoio a Gestão Educacional (Dage), Jussara Marques, ressaltou a importância do Worshop.  “É importante  os servidores saberem   como está a  economia do município, além das propostas e estimativas e avanços para 2019. Por isso,  é positivo fazer este estudo, e poder concluir o que foi dito aqui e, consequentemente ver o que podemos avançar”, falou.

Para a assessora técnica da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Sandra Damasceno, o Workshop torna os gastos da rede mais transparentes.  “Socializar esses dados faz com que nos tornemos sujeitos tanto na fiscalização, quanto na aplicação dos recursos públicos”.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054