16/09/11 | 14:01
Valorização da Pessoa Idosa é trabalhada na EMEF Padre Puga

Incentivar para que os alunos sejam agentes multiplicadores no cuidado com o idoso é uma das metas do Projeto “Aprendendo a valorizar e respeitar a Pessoa Idosa” desenvolvido na EMEF Pe.Sebastião Luiz dos S. Puga Barbosa localizado no Japiinlândia, bairro Japiim, Zona Centro-Sul de Manaus. Nessa sexta-feira, (16), vovós e vovôs foram convidados a participar de uma programação voltada para eles alusivo ao Dia Nacional do Idoso (27 de setembro).

As vovós e vovôs presentes na programação participaram da Palestra: “Direitos da Pessoa Idosa com a assistente social Rejeane Melo da UBS Lourenço Braga, Eleição da avó e avô do Projeto do Idoso, além da Escolha da Miss Terceira Idade 2011, cujos  3 primeiros lugares foram premiadas com churrasqueira e relógios.

A gestora da escola, Vera Núbia dos Santos, afirmou que o objetivo do projeto é estimular os alunos se tornarem multiplicadores do cuidado e respeito com o idoso.

“Queremos que essas ações de respeito à pessoa idosa sejam ampliadas no ambiente familiar, na comunidade e em qualquer espaço no qual eles estiverem presentes. Os idosos são convidados a participar das atividades desenvolvidas no Parque do Idoso e nos eventos direcionados a esse público na EMEF Padre Puga”, destacou a gestora.

A aluna do 7° ano, Thaísa  Souza Gomes, 14, ressaltou que o projeto auxilia para que os adolescentes sejam estimulados a respeitar mais os idosos. “Eu acho que o projeto faz com que os alunos tenham mais consciência de ajudar os idosos em casa e respeitá-los no dia a dia”, disse a aluna.

A Vovó Iolanda Ferreira, 61, destaque em 1° lugar na Categoria Miss Terceira Idade 2011, ressalta a importância do projeto no cotidiano familiar. “Meus netos ouvem os meus conselhos e me ajudam em casa. Graças a Deus não tenho do que reclamar”, disse Ferreira.

O Projeto “Aprendendo a valorizar e respeitar a Pessoa Idosa” desenvolvido na EMEF Pe.Sebastião Luiz dos S. Puga Barbosa é desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e a UBS Lourenço Braga.

A EMEF Pe. Puga Barbosa atende 1.388 alunos do 1° ao 9° ano distribuídos nos turnos matutino e vespertino. Além do Projeto de Valorização do Idoso, desenvolve projetos de leitura, Mais Educação, Projeto de Futsal e Saúde do Adolescente em parceria com a UBS Lourenço Braga.