12/09/17 | 17:53
União entre comunidade e escola gera revitalização de quadra escolar

A união entre a comunidade e as escolas pode gerar excelentes frutos. Um grande exemplo disso aconteceu na Escola Municipal Jorge Resende, localizada na Rua Nova Esperança, no bairro Tancredo Neves, zona Leste da cidade, onde o esforço conjunto fez com que a quadra da escola ganhasse reparos importantes como troca de lâmpadas, pintura e reparos.

Para a escola, que tem trabalhos premiados, inclusive mundialmente, envolvendo práticas esportivas, os ganhos são imensos. Eles desenvolvem projetos com Capoeira, Jiu-jitsu, Xadrez e Hip Hop, e com a manutenção da quadra, a unidade passa a contar com mais um espaço para desenvolver essas atividades.

Além do ambiente escolar, o espaço é utilizado para recreação da comunidade. Eventos como o festival folclórico local e Pipoca em Cena, desenvolvido por uma emissora de televisão local, já aconteceram no ginásio. No mês de outubro, será realizada a competição de futebol de salão da comunidade no espaço, com objetivo de unir ainda mais as pessoas. Também serão realizadas as finais do torneio interclasses da escola. No final do ano, acontecerá ainda a festa de encerramento do ano letivo, com espaços especiais para as crianças se divertirem.

O gestor da unidade, Oswaldo Fernandes Neto, explicou como todos conseguem utilizar a quadra de forma coordenada, inclusive aos finais de semana, sem interferir nas atividades da escola ou da comunidade. “Cada dia, tem um responsável por entregar a quadra limpa para o outro horário e assim sucessivamente. Então, a comunidade organizada para tomar conta da quadra acabou fazendo essa parceria com a escola. A escola cuida durante o dia e a comunidade durante a noite. Ela funciona também nos fins de semana, inclusive com alguns projetos sociais daqui do bairro”.

Quem toma a frente dessa coordenação por parte da comunidade é Hamilton da Silva. Ele, que é morador da região há mais de 20 anos, conta que antes de firmar essa parceria, a quadra era pouco utilizada. Porém, com esforço coletivo entre escola e comunitários, conseguiram dar novo significado ao ambiente. “A comunidade se reuniu para comprarmos os refletores, junto a alguns professores da escola. Essa parceria com a escola nos ajudou bastante, conseguimos a reforma que era um sonho para a comunidade e no mês de outubro teremos uma competição da comunidade. As pessoas estão muito alegres e na expectativa de começar logo esse evento esportivo”, completa Hamilton.

 

Texto: Alexandre Abreu

Foto: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054