13/07/17 | 16:28
Unesco e ministérios da Educação e Meio Ambiente lançam vídeos sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável

O lançamento nacional de vídeos e de uma publicação sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), voltados para crianças de 7 a 11 anos, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13/07, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-Sul de Manaus. A ação, que é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no Brasil, e dos ministérios  da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), pretende subsidiar professores do Ensino Fundamental de todo País com materiais que abordem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A cerimônia de lançamento dos oito vídeos e da publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem” contou com a presença de crianças, educadores e gestores das redes públicas municipal e estadual de ensino. Dos 17 ODS, nove são trabalhados nos materiais.

A Unesco, o MEC e o MMA formatarão uma capacitação à distância para auxiliar os professores do Ensino Fundamental sobre como utilizar o material em sala de aula de forma transversal. Os vídeos serão todos disponibilizados, na web, para facilitar o acesso aos mesmos.

Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares, Manaus foi escolhida para o lançamento nacional da ação por ser uma capital central da Amazônia e ter importantes atividades preservação. Soares enfatizou, ainda, que o material é voltado para crianças a partir de 7 anos, devido à importância de trabalhar a consciência ambiental e sustentabilidade bem cedo para obter resultados positivos no futuro. “Esses Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são fundamentais para desenvolver essa consciência nas crianças, para desde cedo entenderem que a preservação é importante. É o futuro da nossa nação. Os vídeos já serão disponibilizados a partir dos próximos dias, vamos ter um processo de formação desse material, mesmo à distância”.

Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, durante a cerimônia, a secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, destacou que a rede municipal de ensino de Manaus já desenvolve um trabalho significativo voltado para Educação Ambiental, envolvendo todas as disciplinas de forma transversal. “Esses vídeos vão se somar ao material que nós já utilizamos na rede e vamos usar muito nas nossas disciplinas. Um dos ODS está relacionado à redução da pobreza e o enfretamento da pobreza impacta diretamente na qualidade da educação e também na qualidade ambiental da cidade”.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O processo de criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) iniciou, em 2012, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), no Rio de Janeiro, e foi concluído, em 2015, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, em que constam como tema central do documento.

Os 17 ODS são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

A coordenadora do setor de Educação e Cultura da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero, explicou que os 17 objetivos têm que ser alcançados até 2030 e que esse foi um dos motivos que os levaram a desenvolver os vídeos educativos. “É muito importante nós mobilizarmos toda a sociedade em prol desses objetivos, para que possamos alcançá-los e as crianças também estão nesse foco. Eles (os vídeos) focam no conceito de sustentabilidade, de preservar o nosso planeta, qualificar a nossa vida, tudo em um olhar levantado por crianças e para crianças”.

 

Texto e fotos: Gisa Prazeres

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054