24/07/12 | 12:20
Treinamento de brigadista contra incêndios e primeiros socorros

Preparar as pessoas dando um suporte para ocorrências de incêndio e emergências foi o principal objetivo do Treinamento de brigadistas contra incêndio e primeiros socorros, que aconteceu nesta segunda-feira (23), no auditório da Escola Municipal Bem-te-vi. Mais de 20 pessoas participaram da atividade, dentre elas, professores, engenheiros, comunitários, alunos e demais servidores da unidade escolar. O evento foi realizado pela Subsecretaria de Infraestrutura e Logística da Semed em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas.

O treinamento está sendo realizado das 8h às 12h até o dia 27 de julho (sexta- feira) na mesma unidade de ensino.

“Este momento é o primeiro, dentre muitos outros que terão. A segunda escola a ser contemplada com auto de vistoria do corpo de bombeiros é a Escola Municipal Ana Mota Braga e depois daremos continuidade nas demais”, salientou a Engenheira de Segurança de Trabalho da Subsecretaria, Ercília Souza.

“Esta oficina tem a finalidade de preparar a comunidade para combater incêndios e momentos de emergência que possam ocorrer na escola e em suas casas”, frisou a engenheira.

A gestora da escola, Claudete Gomes, explicou que este momento fará com que as pessoas que trabalham no ambiente educacional estejam capacitadas para manusear os equipamentos de emergência disponíveis.

O estudo tem intuito de preparar as pessoas para evitar ou se portar diante algum incêndio, e também prestar primeiros socorros caso necessário. “Sinto-me gratificado em passar o que aprendi no decorrer de 21 anos de trabalho a toda cidade de Manaus”, afirmou o 2ºSargento do Corpo de Bombeiros, Eduardo Rodrigues (Augustinho).

PROCEDIMENTOS

Quando se está próximo ou no lugar de um incêndio, há alguns parâmetros que devem ser seguidos: Manter-se sempre calmo e ligar para o Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e as outras entidades que possam ajudar. Há também algumas atitudes que, em hipótese alguma, devem ser tomadas, como por exemplo: nunca utilizar elevador, não se afastar das outras pessoas, nunca voltar para apanhar objetos que estão no local do incêndio, dentre outros.

NÚMEROS DE EMERGÊNCIA

Samu – 192

Corpo de Bombeiros – 193

Polícia Militar – 190