26/07/12 | 16:20
Telecentro traz interatividade para as escolas municipais

Interatividade e dinamismo já estão presentes nas escolas municipais que estão recebendo as unidades tecnológicas conhecidas como Telecentros. Nesta quarta-feira, (25), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) promoveram a inauguração do Telecentro da Escola Municipal Profª Edinir Telles Guimarães localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

A solenidade de inauguração contou com a apresentação de jazz da fanfarra da escola e do grupo de balé “Baby Class” com crianças de 6 a 11 anos coordenadas pela professora de história do 6° ao 9° ano e Coordenadora do Programa Mais Educação, Maria Vilane.

“O Telecentro é uma ferramenta a mais para a escola”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi. “O Telecentro representa tirar a juventude das lan houses que pode tornar-se um ambiente perigoso e inseri-los no espaço escolar. Fazer com que as escolas estejam cada vez mais apropriadas para o ensino, além do novo espaço representar também a unidade dentro da escola trazendo pais e comunitários para aprender mais uma fronteira do conhecimento”, ressaltou o secretário.

Segundo o gestor, Domingos Sávio Garcia de Carvalho, o telecentro é de suma importância para o processo educacional. “Será mais um recurso didático que ajudará no processo de ensino aprendizagem. Como estamos na era digital precisamos acompanhar esse processo e não podemos ficar presos ao passado. Desde que iniciei o trabalho em gestão busquei tornar a escola uma prestadora de serviço com projetos voltados para a família e comunidade”, destacou o gestor.

O Coordenador do Telecentro, Evanei Alencar, enfatizou que o telecentro ajudará na inclusão digital.

“Os alunos, adolescentes, adultos e idosos da comunidade que não tem opção de entretenimento poderão contar com esse espaço tecnológico, onde poderão aprender, acessar serviços, dentre outros. Veio para atender os anseios da comunidade e para resgatarmos a convivência da comunidade com a escola”, enfatizou o coordenador.

“Estou achando ótimo esse espaço porque fica muito caro para fazer minhas pesquisas em lan house. Tenho computador, mas não tem internet então não consigo pesquisar meus trabalhos escolares. Quero também aprender muitas ferramentas da informática que não conheço”, complementou a aluna do 6° ano, Raquel de Oliveira,11.

Para a comunitária e mãe de aluno, Alcilene da Silva, 33, a nova conquista representa um apoio às pessoas desempregadas da comunidade. “Além de ser muito importante para os nossos filhos que não precisarão mais ir até às lan houses, o telecentro ajudará as pessoas que estão em busca de um novo emprego, que não possuem computador em suas casas para digitar um currículo, fazer um cadastro, acessar serviços e aprender mais de informática para preparar-se para o mercado de trabalho, dentre outros”, destacou Silva.

A Escola Municipal Profª Edinir Telles Guimarães localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, atende 896 alunos do 1° ao 9° ano, Programa de Aceleração da Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos nos três turnos. Desenvolve os projetos do Programa Ciência na Escola, Mais Educação, Projeto voltado ao Folclore e Escola Aberta.

 

Telecentros

Já foram inaugurados 107 Telecentros nas escolas municipais. O Telecentro é um espaço aberto a toda comunidade, com computadores conectados à internet, e tem como intuito levar a inclusão digital às escolas e aos bairros de Manaus. Esses locais vão oferecer o uso da internet para pesquisa e trabalhos escolares, cursos à distância para estudante, aulas de informática para os moradores do bairro, além de internet sem fio para a comunidade.