24/08/18 | 9:03
Sexta edição das Municipíadas do Noturno pretendem envolver 1,5 mil alunos da rede municipal de ensino

De 27 de agosto a 14 setembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá a 6ª edição das Municipíadas do Noturno, com o tema “Inclusão para promoção da paz e da solidariedade, alfabetizar: compromisso de todos”. A abertura oficial do evento esportivo aconteceu, na noite desta quinta-feira, 23/8,  no Parque Municipal do Idoso (PMI), zona Centro-Sul de Manaus. Neste ano, rede municipal de ensino pretende envolver aproximadamente 1,5 mil estudantes de 34 escolas do município.

A cerimônia contou com a presença de representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), de escolas, familiares dos alunos, da gerente da Educação de Jovens e Adultos (Geja), Alina Bindá, da diretora Geral dos Distritos, Arlete Mendonça,  que estava representando a  subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano e subsecretário de Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante    que na oportunidade estava representando a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

O evento tem o objetivo de promover a socialização e inclusão social, bem como combater o abandono escolar dos alunos do noturno por meio da prática desportiva. Durante a solenidade, o subsecretário de Infraestrutura e Logística (SSIL) da Semed, Darcelo Cavalcante, destacou que não é fácil promover o evento, tendo em vista a magnitude e dimensão dele, mas  devido à competência e dedicação dos profissionais envolvidos na ação foi possível realizá-lo.

“Fazer um evento que envolve 34 escolas e 1,5 mil atletas não é fácil. Só é possível fazer isso com muito boa vontade e com a equipe de profissionais que temos espalhados pela rede,  que consegue  driblar  obstáculos e  as adversidades do dia a dia. Por isso, em nome da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, agradeço todas pessoas envolvidas no evento”, pontuou.

A diretora Geral dos Distritos (DEGD), Arlete Mendonça,  ressaltou que o evento esportivo contribui para cumprimento das metas da secretaria. “Esse momento de culminância e confraternização esportiva  fortalece a política educacional da rede municipal de ensino voltada a jovens, adultos e idosos”, disse.

Abertura

A abertura contou com apresentações e uma cerimônia típica de um evento olímpico. A solenidade começou com a entrada de porta-bandeiras. Em seguida, aconteceu apresentação dos  alunos da Escola Municipal André Vidal de Araújo, com a tradicional dança do Pará: Carimbó. Logo após,  ocorreu a entrada do fogo olímpico e acendimento da Pira Olímpica realizada, respectivamente, por alunos das Escolas Jarlece Zaranza  e Nossa Senhora das Graças, além do juramento do atleta, proclamado  pela aluna do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), Catarina Viana dos Santos.

Municipíadas do Noturno

O evento envolverá alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Projovem Urbano e demais alunos do noturno de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Semed, em jogos individuais e coletivos, segundo o coordenador da atividade desportiva, Ronnie Melo.

“Depois da abertura, cada DDZ realiza suas  seletivas com esportes coletivos em locais  próximos das escolas participantes, em seguida, acontece a fase final  em um único local  junto com as modalidades individuais”, explicou.

As modalidades coletivas serão: futsal, vôlei e queimada. Já as individuais são tênis de mesa, lanche livre, dama e dominó.

E tem escola que já iniciou a preparação, reunindo os atletas, é caso da Escola Municipal Elvira Borges, na Compensa. O gestor da unidade, Ronaldo Barreto Antony, destacou que a ação é bastante significativa, porque  dá oportunidade aos estudantes do ensino noturno estarem inseridos em um evento esportivo  de grande porte; de revelar o potencial  de atletas anônimos e de promover    a autoestima de estudantes  do noturno por meio do esporte.

“A prática esportiva  é sempre importante tanto no diurno, quanto no noturno, mas no noturno é mais significativa, porque  é vista como momento de relaxamento, de entretenimento, de recreação, mas também de aprendizado pedagógico. Por isso,  a Escola Elvira Borges acredita que iniciativas como essas são extremamente importantes no noturno”, ressaltou.

A  Escola Municipal Abílio Nery, localizada no bairro Flores, na zona Centro-Oeste da cidade,  levará três equipes  de futsal a disputa, sendo duas masculinas e uma feminina. Um dos atletas  da escola é Raimundo Campos dos Santos, de 53 anos, aluno da 4º fase da EJA,  que diz estar ansioso para começar a competir.

“Já estou fazendo preparo físico há algum tempo, esperando eventos com esse, por isso a expectativa é muito grande para o início dos jogos e para uma possível conquista”, falou.

A fase final da disputa será realizada entre os dias 23 a 29 de setembro, em local a definir pela coordenação do evento.

 

Texto e fotos: Emerson Felipe

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054