14/08/19 | 16:32
Servidores da Semed participam do ‘Dia da Motivação da Leitura’

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) participaram nesta quarta-feira, 14/08, da ação incentivo à leitura e promoção do livro, intitulada ‘Ler é legal a qualquer hora’. Promovido pelos programas ‘Viajando na Leitura’ e ‘Apoio a Biblioteca Escolar’, a programação, realizado nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) e nas 498 escolas da rede municipal com a participação dos pais e responsáveis, segue até o sexta-feira, 16/08.

O objetivo da programação é incentivar o hábito pela leitura. Dessa forma, os servidores e estudantes da rede municipal de ensino desfrutarão de forma prazerosa da ação que envolve muitos livros, receitas, revistas, jornais, guia, bula, manual, gibi, livros digitais (Árvore de Livros) e etc.

A mobilização foi criada no dia 22 de setembro de 2016 conforme a Lei Municipal de número 2168 que dispõe sobre a criação do Dia da Motivação da Leitura nas escolas da cidade de Manaus.

Na sede cada setor realizou uma ação diferente. A Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) fez o ‘Café Literário’ com momentos de reflexão sobre o dia da leitura, exibição de vídeos motivacionais, além de troca de livros.

“Nós estamos utilizando este momento para refletir a importância da leitura, o quanto um livro traz conhecimento e liberdade. Com a leitura, a gente passa a ver o mundo de outra forma e nos livramos do preconceito. No nosso setor está sendo uma experiência muito rica, trocamos além de livros, muitas experiências”, comentou Jussara Marques, a chefe do setor.

Pela parte da tarde, a Gerência de Documentação e Auditória Escolar (Gdae), realizou declamações de poesias, com o poeta Amazonense José Gomes Paes, e um recital de voz e violão com o cantor, Pedro Santos.

“Se os maiores escritores brasileiros tivessem vivos hoje, não sei qual seria a fala deles para essa geração que poucos leem. Esse evento é muito importante e principalmente como está sendo realizado em todos os setores da educação municipal, nós temos uma avalanche de meio de comunicação e o professor precisa descobrir que meio utilizar para desenvolver a prática da leitura nos jovens e adolescentes”, comentou cantor, Pedro Santos.

Já a Assessoria de Comunicação (Ascom) realizou um ‘café com clipping”, onde os servidores aproveitaram para ler os jornais e selecionar as notícias sobre a Semed.

Para a coordenadora municipal dos Programas de Livro na Semed, Loana Portela, o principal objetivo da ação é motivar os servidores a se dedicarem a uma leitura prazerosa durante o dia.

“O nosso dia a dia é chegar na sede e começar a trabalhar, hoje todos terão uma pausa para ler algo que lhe agrade, nas escolas isso é comum, mas para os outros setores da educação é mais difícil. “O ler é legal, a qualquer hora” é para que todos os setores tirem uma hora do dia para ler em grupo”, informou Loana.

 

Texto: Érica Marinho
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054