11/10/17 | 12:53
Servidores da Semed participam de palestras sobre a legislação previdenciária

Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que se encontram próximo de se aposentar estão participando de palestras e orientações previdenciárias, envolvendo as setes Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria. A ação faz parte do projeto da Gerência de Desenvolvimento do Servidor/Serviço Social da Semed “Qualidade de vida pós-aposentadoria” em parceria com programa Manausprev Itinerante. As palestras são voltadas para professores, pedagogos, administrativos e diretores da rede municipal de ensino.

Com objetivo de desenvolver ações que poderão contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos servidores, com palestras e orientações previdenciárias, a GDS/ Serviço Social da Semed iniciou as palestras no mês de setembro, na sede da secretaria. Em seguida, as ações aconteceram nas DDZs Leste 1, DDZ Rural, Centro-Sul e Leste II.

Para a assistente social da Semed, Ana Alice Gonçalves, é extremamente importante que todos os servidores que estão em eminência de se aposentar participem da palestra, pois a mesma é orientativa e ajuda a esclarecer tudo sobre a legislação previdenciária.

“A Semed teve essa preocupação de trazer não só as leis previdenciárias, mas de mostrar também para o nosso servidor que está se encaminhando para a aposentadoria que existe vida após a aposentadoria e que podem ter qualidade de vida”, comentou.

DDZ Sul

Na manhã desta quarta-feira, 11/10, foi a vez dos servidores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul receberem as orientações e tirar as dúvidas sobre a legislação previdenciária. O encontro ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria. Segundo a assistente social da divisão, Margareth Leal, a palestra foi importante para que os educadores e administrativos possam saber tudo sobre a legislação.

“Esse momento é muito importante, de parceria entre Semed e Manausprev. Fazer explanação sobre a legislação previdenciária é um momento de tirar dúvidas do servidor e saber tudo que envolve a aposentadoria”, disse.

Com tema “Legislação previdenciária”, o analista previdenciário da Manausprev, Caio César Andrade, procurou esclarecer e levar as informações aos servidores da divisão, que estão na iminência de se aposentar.

“Nós passamos, na verdade, todos os requisitos que os servidores têm que preencher para se aposentar, sobre a questão do dependente, quem é dependente dele, quem vai receber pensão, quais são os benefícios que tem direito junto à Manaus Previdência”, explicou.

Com 36 anos de trabalho no serviço público municipal, a assessora administrativa da DDZ Sul, Yeda Gusmão, que já foi diretora, professora e pedagoga, mesmo aos 64 anos, não quer deixar as atividades na divisão, mas participou da palestra para ficar ciente sobre a legislação previdenciária.

“A minha dúvida era sobre o vencimento, se iria levar ou não alguma coisa, mas agora para mim ficou tudo bem claro. Esse tipo de evento deveria acontecer outras vezes e as pessoas têm que dar mais valor e comparecer para assistirem”.

Para fechar a programação das palestras do projeto “Qualidade de vida pós-aposentadoria” da Semed, dia 17 de outubro será realizada com os servidores da DDZ Oeste, no auditório da divisão, bairro Planalto. No dia 19 de outubro, será a vez da DDZ Norte, na Escola Municipal Sabá Raposo, Monte das Oliveiras.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054