20/04/17 | 17:29
Servidores da Semed participam de palestra sobre ‘Qualidade de Vida na Aposentadoria’

Palestra Qualidade de Vida na Aposentadoria. Aud. Semed. Fotos Cleomir Santos (1)A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socieducacional (Espi) e o Tribunal de Contas do Estado do Estado do Amazonas (TCE/AM), promoveu na tarde desta quinta-feira (20/04), no auditório da Semed, a palestra “Qualidade de Vida na Aposentadoria” para cerca de 150 servidores do órgão. A ação faz parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria.

O programa foi desenvolvido considerando o Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC), que tem como objetivo preparar o emocional dos servidores que estão aptos para a aposentadoria. A secretaria possui cerca de 3 mil servidores em fase de pré-aposentadoria, entre funcionários efetivos e de Regime de Direito Administrativo (RDA).Palestra Qualidade de Vida na Aposentadoria. Aud. Semed. Fotos Cleomir Santos (6)

A palestra ministrada pela chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do TCE,  Merisa Mendes, abordou a qualidade de vida pós-aposentadoria e como é possível atuar de forma equilibrada em todas as áreas da vida, realizando atividades que possam trazer bem-estar. “ A expectativa de vida do ser humano hoje é de 80 a 90 anos, então nós precisamos ter um projeto de vida onde comtemple novas experiências de vida pós-aposentadoria, com qualidade”, comentou .Palestra Qualidade de Vida na Aposentadoria. Aud. Semed. Fotos Cleomir Santos (10)

A coordenadora, que também já está se preparando para aposentadoria, resolveu iniciar outra graduação e falou sobre essa experiência para os servidores. “Eu me dei o prazer de voltar a estudar e agora estou cursando o 4º período de Psicologia. O meu interesse não é atuar em uma nova profissão, mas viver algo novo, fazer novas amizades e sair um pouco rotina, que muitas vezes nos limitam”, explicou.

A professora, Alice Barbosa, da Escola Municipal Lago e Silva, zona Rural, leciona há 25 anos e é uma das servidoras que estão em processo de aposentadoria. Ela disse estar preparada para essa nova fase da vida e já tem planos para isso. “Eu não vou parar de trabalhar, vou me aposentar, mas pretendo iniciar uma outra atividade que não me ocupe tanto, quero me dedicar aos meus filhos, estudar, viajar e me cuidar, porque agora o tempo é para mim”, disse a professora.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054