20/10/17 | 18:46
Servidores da Semed participam de caminhada para alertar sobre importância da prevenção contra o câncer

Uma caminhada com apresentação de dados sobre câncer de colo de útero e de mama, um “apitaço” e muita alegria, foi realizada na tarde desta sexta feira, 20/10. A ação, que saiu do estacionamento da secretaria e passou pela Avenida Mário Ypiranga, Rua Sulamita, retornando  para a Maceió até chegar ao órgão, teve a intenção de alertar e sensibilizar as servidoras da rede, bem como a sociedade civil, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Atividade, que marca a 1ª Caminhada Outubro Rosa da Semed, faz parte da programação  das ações que a secretaria realiza durante esse mês todos os anos e contou com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Segundo a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, que participou de todo percurso, é muito pertinente a secretaria realizar o evento desta proporção, chamando atenção de toda a sociedade e envolvendo os servidores, principalmente o público feminino, visto que a maior parte dos servidores da rede são mulheres.

“A Semed é a maior secretaria do município, que tem o maior número de servidores e deste contingente nós somos mais de 11 mil mulheres. Aliado a isso, os números relacionados ao câncer de colo de útero e de mama são alarmantes em nosso Estado e município.  Então, é dever nosso, é dever do poder público e é uma solicitação do Prefeito Arthur Neto, que desenvolvêssemos  atividades no Mês de Outubro, conscientizando e estimulando  todas as nossas servidoras e a comunidade quanto aos cuidados que mulheres devem ter com a prevenção destas doenças”.

A atividade foi coordenada pela Divisão de Pessoal, em parceria com outros setores e Manaustrans. De acordo com a chefe do setor, Altina Magalhães, com a caminhada e com as outras atividades desenvolvidas no mês de outubro a Semed quer as mulheres fiquem atentas que cuidar da saúde é necessário e nunca é demais.

“Com esta mobilização queremos que as nossas servidoras cuidem mais de si, cuidem mais do seu corpo e da sua saúde como um todo”, destacou.

Segundo a gerente da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS), Wânia Braga, o evento mostra que a secretaria busca evitar que outras servidoras da Semed percam suas vidas para o câncer. De acordo ela, a ideia também foi apresentar dados alarmantes como o do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que diz que Manaus é a cidade brasileira com maior índice de pessoas acometidas com o câncer de colo de útero.

“Estamos fazendo esta ação para falar sobre dados a nível nacional, para trazermos informações pertinentes, e também porque estamos perdendo servidoras com câncer de colo de útero,  como uma servidora nossa, que tinha 26 anos e morreu a cerca de dois meses com câncer de colo de útero. A ideia é alertar para a prevenção mesmo”, disse.

O aquecimento da atividade aconteceu no hall da Semed, com atividade laboral, alongamento e dança. Em seguida, foi dada a largada.

Umas servidoras que participou da ação foi Iara Farias, lotada na Gerencia de Orçamento. Segundo ela, a atividade foi muito significante e serviu como com um despertar para sua saúde também.

“O evento é muito significativo, por isso fiz questão de apoiar e participar. Espero que se torne uma ação frequente”, disse.

O evento contou com a participação de homens também. Um deles foi Samuel Oliveira, lotado na Folha de Pagamento. Conforme o servidor, apesar da mobilização ser direcionada às mulheres é importante que homens defendam e apoiem a causa.

“Apesar de ser homem entendo que também posso ajudar, sensibilizando e falando para as pessoas sobre a importância da prevenção. Até porque temos pessoas do sexo feminino que amamos que devemos cuidar, como mãe, filha, irmã, prima, enfim diversas pessoas”, falou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054