30/03/17 | 16:57
Semed realiza segunda seletiva para Municipíadas e Paramunicipíadas

33357979550_26c3b296ea_zEscolas do rio Amazonas participaram, na manhã desta quinta-feira, 30/3, da segunda seletiva da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para disputa da vigésima edição das Municipíadas e segunda edição da Paramunicipíadas (jogos das escolas municipais), que ocorre no mês de junho. Participam da seletiva aproximadamente 200 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de seis unidades de ensino. A etapa aconteceu na Escola Municipal São Pedro, Costa do Tabocal, Rio Amazonas, zona Ribeirinha e vai até amanhã, 31/3.

As disputas aconteceram nas modalidades de futsal, queimada e futebol de campo, no masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil. No total, a divisão Rural realizará três seletivas. A última etapa ocorrerá com as unidades da zona Rural Rodoviária, no mês de maio.  Os campeões por modalidades das três seletivas participarão da fase final da DDZ Rural, também em maio, para a definição dos campeões que disputarão as Municipíadas.

33357979640_7a247fc37a_zA chefe da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, considerou a seletiva na zona Rural um grande evento por reunir alunos de várias escolas, que ficam mais distantes das atividades da secretaria. “Na zona Rural nós estamos realizando essa descentralização desde 2013, ou seja, não está acontecendo numa só comunidade. Nós estamos levando para outras comunidades que ficam próximas as outras. É importante que todo ano intensifiquemos a participação dos alunos, porque isso reflete no resultado do processo de ensino e aprendizagem”, explicou.

Com um total de 25 alunos, a Escola Municipal São Pedro participa da seletiva do futsal feminino e masculino, nas categorias mirim e juvenil. Segundo a diretora Juliana Gomes, a escola participou pela primeira vez das Municipíadas em 2015 e está na expectativa na edição desse ano. “A importância dos alunos de participar desse evento é grande, porque eles ficam animados e motivados. A comunidade participa e deixa todos animados. Os alunos ficam muitos ansiosos, porque tudo aqui é muito distante”, contou.

O coordenador da Municipíadas e coordenador de Educação Física da Semed, Ronnie Melo, afirmou que a seletiva é bastante aguardada pelos alunos, por eles terem a chance de interagir com os colegas das outras escolas.

33586408522_30f63d3c71_z“Nossa proposta aqui é desenvolver o desporto educacional. Nós estamos oferecendo a oportunidade das crianças praticarem esporte, reunir, congregar e desenvolver a educação através da prática esportiva. Esse é o nosso foco da Semed na garantia de aprendizagem e estamos muito contentes por esse momento”, disse.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Estefany da Mota Cortez, da Escola Municipal Canaã I, localizada no Paraná da Eva, Rio Amazonas, está participando dos jogos do futsal e da queimada na categoria juvenil. Para ela, é um orgulho representar sua escola num evento tão importante na zona Rural.

“É maravilhoso conhecer novos alunos e outras escolas nos jogos. Gosto de jogar futsal, porque é algo muito bom para nós da escola. Quando todos se encontram é algo que fica marcado e sempre tem uma novidade para contar mais tarde com os outros amigos da escola”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054