23/07/12 | 17:58
Semed realiza lançamento do Projeto Trilhas

Diretores de 180 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, além dos gerentes das Divisões Regionais Educacionais (DREs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na manhã desta segunda-feira, 23, do lançamento do Projeto Trilhas, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A Semed firma, com isso, mais uma parceria para reforçar o processo de ensino aprendizagem dos alunos da rede municipal. O Projeto Trilhas ajudará mais de 20 mil alunos do 1º ano do ensino fundamental no processo de alfabetização e letramento. A parceria tem como principal objetivo desenvolver nas crianças de seis anos as competências e habilidades de leitura e da escrita.

As unidades educacionais que serão atendidas pelo projeto foram devidamente selecionadas obedecendo alguns critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As escolas municipais participantes do Projeto Trilhas receberão um kit contendo 10 caixas de jogos de alfabetização e 20 livros de literatura infantil que serão utilizados pelos educadores em sala de aula. Os profissionais de educação poderão trabalhar com as crianças na fase de alfabetização inicial comum ensino de qualidade com acesso à leitura, a alfabetização por meio lúdico e o uso social da língua de forma contextualizada.

Segundo a Chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Marcionilia Bessa, o projeto vem para somar aos demais programas já desenvolvidos pela Secretaria.“Nós estamos realizando a sensibilização dos diretores e chefes da DREs da Secretaria. É importante que todos entendam o papel deles (educadores) dentro da execução do projeto. A rede Trilhas vem, ao longo do processo, trazendo as pessoas para o devido conhecimento, cuja a meta final é chegar ao aluno”, finalizou, confiante na melhoria do processo ensino-aprendizagem da rede de ensino.

A diretora Jule Cintra Levinthal, da Escola Municipal Almeron Caminha Monteiro, bairro Alfredo Nascimento, zona Norte da cidade, participou do encontro com os demais gestores e disse que a implantação do projeto em sua unidade será importante para a comunidade escolar. “Esse programa vem estimular a leitura, principalmente a literatura infantil que é destinada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental. É de suma importância que desde a base as crianças tenham uma noção de leitura. Nós já temos um projeto desde 2010 que é a Mostra Literária onde está sendo desenvolvida a literatura infantil direcionada aos escritores amazonenses e somado ao Projeto Trilhas será uma união de forças aos nossos alunos”, ressaltou.

Nos dias 30 e 31 de julho será a vez dos pedagogos das escolas municipais participantes conhecerem o funcionamento do Projeto Trilhas na rede de ensino. A reunião ocorrerá também no auditório do DDPM da Secretaria.

O PROJETO TRILHAS

O Projeto Trilhas é o maior e principal do Instituto Natura. Lançado em 2009, seu objetivo principal é desenvolver em crianças de seis anosas competências e habilidades de leitura e escrita. Em seus dois primeiros anos de atuação, 310 escolas públicas municipais receberam materiais desenvolvidos para apoiar os professores em atividades de leitura, escrita e oralidade.

Em 2011, o Trilhas ganhou importância ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma metodologia educacional eficaz que será implementada em 2012 como política pública. A partir de então, foram formadas parcerias para levar o projeto para dois mil municípios – cerca de metade do total do País, atingindo aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de três milhões de crianças brasileiras.