27/12/18 | 16:26
Semed realiza encerramento do 2º ciclo do Projeto “Colóquio de Fortalecimento da Gestão de Creches”

Diretoras de 12 Creches Municipais apresentaram, nesta quarta-feira, 27/12, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o resultado do trabalho pedagógico realizado durante o ano, por meio do projeto “Colóquio de Fortalecimento da Gestão de Creches”. A programação contou, ainda, com a participação das gestoras das creches que serão inauguradas no próximo ano.

Durante a realização dos colóquios, foram discutidos conceitos, desde os teóricos da infância, como Piaget, Vygotsky, Wallon, e autores que falam das múltiplas aprendizagens, e temas que abordam a estrutura física das creches, espaço e aprendizagem da infância.

A gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, explicou que a gestão de uma creche abrange as áreas pedagógicas, administrativa e de saúde, por isso o trabalho desenvolvido contemplou esses diversos pontos. “Ficamos muito felizes com resultado apresentado, afinal foram muitos encontros. Nos mostrou o quanto fomos efetivos e contribuímos com esses estudos”, comentou.

De acordo com a assessora pedagógica da Gerência de Creches, Eliane Batista Freitas, o trabalho, que vem sendo realizado há dois anos com as diretoras, busca o fortalecimento do trabalho, não apenas pedagógico.

“Esse é o momento de vermos os frutos desse trabalho, iniciado em 2017. Trabalhamos desde o teórico, até temas que ajudam as professoras a desenvolver o melhor trabalho com a infância Manauara”, disse.

Resultados

A diretora Tathiane Cunha, da Creche Municipal Professora Luzenir Farias Lopes, no bairro São Sebastião, apresentou o trabalho “A construção dos espaços”, “A musicalização e o desenvolvimento infantil” e “As técnicas digitais e sua influência sobre a infância”. Para ela, o resultado alcançado com as 186 crianças atendidas pela creche, foi muito positivo.

“Com certeza, trabalhar com o colóquio foi satisfatório, pois ao colocarmos todo estudo na pratica, percebemos um desenvolvimento significativo das nossas crianças”, citou.

Com tema “Os espaços de aprendizagem e musicalização”, a diretora Gicélia Leal, da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, na comunidade Fazendinha, zona Norte, mostrou as atividades realizadas com as 79 crianças da unidade.

“Eu resumo, esse momento de muita produtividade e positivo. Nós buscamos o aprendizado durante o ano todo e colocamos em pratica tudo isso, com professores, pedagogos, administrativos e comunidade”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054